You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119297
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCosta, Áurea de Cavalho [UNESP]-
dc.contributor.authorGomes, Valéria Carvalho-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:18:18Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:39:23Z-
dc.date.available2015-03-23T15:18:18Z-
dc.date.available2016-10-25T20:39:23Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationGOMES, Valéria Carvalho. Novas responsabilidades para o professor na educação básica. 2013. 79 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/119297-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119297-
dc.description.abstractThe goal of this study was to identify some of the new responsibilities that have been assigned to the elementary school teachers , under the mediation of continuing education courses . We start from the idea that these courses , especially those offered by the SECADI, are proposed teachers and aims to train them for a performance at school that exceeds the activity of teaching in the classroom . The teacher has been summoned to attend these courses in which is prepared to act on school performing tasks rather related to the care of students than teaching , assisting them in their basic needs such as health, protection, inclusion and human rights. Asked ourselves if there was a reconfiguration of the responsibilities of education professionals in order to make use of oneself given by the State. We chose as sources of research documents the SECADI such as legislation , manuals and instructional materials that will proceed to the analysis , in each course , the target populations privileged , purpose, remuneration and certification , pre - requirements to participate in the courses and duration ; partnerships involved if the courses are face , semi-distance or distance ; activities that teacher should develop in school after completion of the courses ; loads hourly . We will seek to analyze the documents and materials of School programs that Protects, School Health Program , Network Education for Diversity. The theoretical and methodological framework is dialectical and historical materialism, from assumptions which we choose as the class character of society in capitalism and alienation as a phenomenon that affects the work in all its manifestations . Thus , our general hypothesis is that the enrichment tasks of teachers in public schools can contribute to basic disposition Teacher educationen
dc.description.abstractO objetivo do presente trabalho é identificar algumas das novas responsabilidades que têm sido atribuídas aos professores do ensino básico, sob a mediação de cursos de formação continuada. Partimos da ideia de que esses cursos, especialmente os oferecidos pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), são propostos aos professores tendo como uma das finalidades formá-los para uma atuação na escola que excede a atividade de ensino na sala de aula. O professor tem sido convocado a participar desses cursos nos quais é preparado para atuar na escola exercendo tarefas, antes, relacionadas ao cuidado dos alunos, do que ao ensino, assistindo-os em suas necessidades básicas, tais como saúde, proteção, inclusão e direitos humanos. Indagamo-nos se haveria uma reconfiguração das responsabilidades do profissional da educação. Elegemos como fontes de pesquisa os documentos da SECADI tais como legislações, manuais e materiais didáticos em que procederemos às análises, em cada curso, das populações-alvo privilegiadas; objetivos; remuneração e certificação; pré-requisitos para participar dos cursos; duração; parcerias envolvidas; se os cursos são presenciais, semipresenciais ou à distância; as atividades que o professor deverá desenvolver na escola após a conclusão dos cursos; cargas horárias. Buscamos analisar os documentos e materiais didáticos dos programas Escola que Protege, Programa Saúde na Escola e a Rede de Educação para a Diversidade. O referencial teóricometodológico é o materialismo histórico e dialético, a partir do qual elegemos como pressupostos o caráter classista da sociedade no capitalismo e a alienação como fenômeno que atinge o trabalho em todas as suas manifestações. Assim, nossa hipótese geral é de que o enriquecimento das tarefas docentes na escola pública básica pode contribuir para alienação do professor do ensino básicopt
dc.format.extent79 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectEducação permanentept
dc.subjectResponsabilidade educacionalpt
dc.titleNovas responsabilidades para o professor na educação básicapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.file000797006.pdf-
dc.identifier.aleph000797006-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.