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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119297
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Costa, Áurea de Cavalho [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Gomes, Valéria Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:18:18Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:39:23Z | - |
dc.date.available | 2015-03-23T15:18:18Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:39:23Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Valéria Carvalho. Novas responsabilidades para o professor na educação básica. 2013. 79 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/119297 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119297 | - |
dc.description.abstract | The goal of this study was to identify some of the new responsibilities that have been assigned to the elementary school teachers , under the mediation of continuing education courses . We start from the idea that these courses , especially those offered by the SECADI, are proposed teachers and aims to train them for a performance at school that exceeds the activity of teaching in the classroom . The teacher has been summoned to attend these courses in which is prepared to act on school performing tasks rather related to the care of students than teaching , assisting them in their basic needs such as health, protection, inclusion and human rights. Asked ourselves if there was a reconfiguration of the responsibilities of education professionals in order to make use of oneself given by the State. We chose as sources of research documents the SECADI such as legislation , manuals and instructional materials that will proceed to the analysis , in each course , the target populations privileged , purpose, remuneration and certification , pre - requirements to participate in the courses and duration ; partnerships involved if the courses are face , semi-distance or distance ; activities that teacher should develop in school after completion of the courses ; loads hourly . We will seek to analyze the documents and materials of School programs that Protects, School Health Program , Network Education for Diversity. The theoretical and methodological framework is dialectical and historical materialism, from assumptions which we choose as the class character of society in capitalism and alienation as a phenomenon that affects the work in all its manifestations . Thus , our general hypothesis is that the enrichment tasks of teachers in public schools can contribute to basic disposition Teacher education | en |
dc.description.abstract | O objetivo do presente trabalho é identificar algumas das novas responsabilidades que têm sido atribuídas aos professores do ensino básico, sob a mediação de cursos de formação continuada. Partimos da ideia de que esses cursos, especialmente os oferecidos pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), são propostos aos professores tendo como uma das finalidades formá-los para uma atuação na escola que excede a atividade de ensino na sala de aula. O professor tem sido convocado a participar desses cursos nos quais é preparado para atuar na escola exercendo tarefas, antes, relacionadas ao cuidado dos alunos, do que ao ensino, assistindo-os em suas necessidades básicas, tais como saúde, proteção, inclusão e direitos humanos. Indagamo-nos se haveria uma reconfiguração das responsabilidades do profissional da educação. Elegemos como fontes de pesquisa os documentos da SECADI tais como legislações, manuais e materiais didáticos em que procederemos às análises, em cada curso, das populações-alvo privilegiadas; objetivos; remuneração e certificação; pré-requisitos para participar dos cursos; duração; parcerias envolvidas; se os cursos são presenciais, semipresenciais ou à distância; as atividades que o professor deverá desenvolver na escola após a conclusão dos cursos; cargas horárias. Buscamos analisar os documentos e materiais didáticos dos programas Escola que Protege, Programa Saúde na Escola e a Rede de Educação para a Diversidade. O referencial teóricometodológico é o materialismo histórico e dialético, a partir do qual elegemos como pressupostos o caráter classista da sociedade no capitalismo e a alienação como fenômeno que atinge o trabalho em todas as suas manifestações. Assim, nossa hipótese geral é de que o enriquecimento das tarefas docentes na escola pública básica pode contribuir para alienação do professor do ensino básico | pt |
dc.format.extent | 79 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Professores - Formação | pt |
dc.subject | Educação permanente | pt |
dc.subject | Responsabilidade educacional | pt |
dc.title | Novas responsabilidades para o professor na educação básica | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | 000797006.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000797006 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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