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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119381
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Oliveira, Áurea Maria de [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Guimarães, Sarah Peixe Bonfanti | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:19:05Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:39:35Z | - |
dc.date.available | 2015-03-23T15:19:05Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:39:35Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | GUIMARÃES, Sarah Peixe Bonfanti. É de pequenino que se torne o pepino: o processo pedagógico de construção das regras de trabalho e de conduta, em duas salas do Proepre. 2010. 75 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/119381 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119381 | - |
dc.description.abstract | O desenvolvimento da moral na criança inicia-se muito cedo, na medida em que vivencia experiências sociomorais. Piaget observou num jogo infantil fases do desenvolvimento moral relativos à prática e a consciência da regra, a partir das quais é possível fazer uma analogia com toda a sociedade. A escola é um espaço privilegiado para manifestações de caráter eminentemente morais, podendo assim influenciar significativamente no desenvolvimento moral dos sujeitos. Uma prática comum nesse sentido é o estabelecimento de combinados de regras nas classes de Educação Infantil. Assim objetivou-se neste trabalho estudar como essa forma de construção de regras tem se constituído. Para tanto se realizaram observações sistemáticas em duas salas de aula em escolas públicas em um município do interior de São Paulo (em que se implantou o PROEPRE) e se aplicou questionário às professoras a fim de caracterizá-las enquanto sujeitos de pesquisa. Tais observações ocorreram entre fevereiro e maio de 2009, em momentos distintos da rotina de cada classe. Os dados coletados nos permitiram concluir que o tempo de experiência e formação dos sujeitos não se constituíram necessariamente em fatores relevantes para o tipo de trabalho desenvolvido com relação à construção de regras em suas salas de aula. Concluímos também que a maneira com que os professores conduziram a construção de regras com seus alunos não contribuiu significativamente para o desenvolvimento moral das crianças e para a superação da heteronomia e egocentrismo infantil segundo o referencial piagetiano | pt |
dc.format.extent | 75 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Sociologia educacional | pt |
dc.subject | Crianças - Desenvolvimento | pt |
dc.subject | Desenvolvimento moral | pt |
dc.subject | Educação de crianças | pt |
dc.title | É de pequenino que se torne o pepino: o processo pedagógico de construção das regras de trabalho e de conduta, em duas salas do Proepre | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | guimaraes_spb_tcc_rcla.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000634882 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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