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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119381
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dc.contributor.advisorOliveira, Áurea Maria de [UNESP]-
dc.contributor.authorGuimarães, Sarah Peixe Bonfanti-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:19:05Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:39:35Z-
dc.date.available2015-03-23T15:19:05Z-
dc.date.available2016-10-25T20:39:35Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Sarah Peixe Bonfanti. É de pequenino que se torne o pepino: o processo pedagógico de construção das regras de trabalho e de conduta, em duas salas do Proepre. 2010. 75 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/119381-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119381-
dc.description.abstractO desenvolvimento da moral na criança inicia-se muito cedo, na medida em que vivencia experiências sociomorais. Piaget observou num jogo infantil fases do desenvolvimento moral relativos à prática e a consciência da regra, a partir das quais é possível fazer uma analogia com toda a sociedade. A escola é um espaço privilegiado para manifestações de caráter eminentemente morais, podendo assim influenciar significativamente no desenvolvimento moral dos sujeitos. Uma prática comum nesse sentido é o estabelecimento de combinados de regras nas classes de Educação Infantil. Assim objetivou-se neste trabalho estudar como essa forma de construção de regras tem se constituído. Para tanto se realizaram observações sistemáticas em duas salas de aula em escolas públicas em um município do interior de São Paulo (em que se implantou o PROEPRE) e se aplicou questionário às professoras a fim de caracterizá-las enquanto sujeitos de pesquisa. Tais observações ocorreram entre fevereiro e maio de 2009, em momentos distintos da rotina de cada classe. Os dados coletados nos permitiram concluir que o tempo de experiência e formação dos sujeitos não se constituíram necessariamente em fatores relevantes para o tipo de trabalho desenvolvido com relação à construção de regras em suas salas de aula. Concluímos também que a maneira com que os professores conduziram a construção de regras com seus alunos não contribuiu significativamente para o desenvolvimento moral das crianças e para a superação da heteronomia e egocentrismo infantil segundo o referencial piagetianopt
dc.format.extent75 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectSociologia educacionalpt
dc.subjectCrianças - Desenvolvimentopt
dc.subjectDesenvolvimento moralpt
dc.subjectEducação de criançaspt
dc.titleÉ de pequenino que se torne o pepino: o processo pedagógico de construção das regras de trabalho e de conduta, em duas salas do Proeprept
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileguimaraes_spb_tcc_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000634882-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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