Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119395
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Jahn, Ana Paula [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Hansen, Aline Araujo de Paula | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:19:16Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:39:36Z | - |
dc.date.available | 2015-03-23T15:19:16Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:39:36Z | - |
dc.date.issued | 2013-12-09 | - |
dc.identifier.citation | HANSEN, Aline Araujo de Paula. Resolução de problemas no ensino da matemática: uma experiência com base no rali matemático. 2013. 122 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura - Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2013. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/119395 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119395 | - |
dc.description.abstract | Since the 1980s, problem solving has been recommended by international curriculum proposals for the teaching of mathematics. In Brazil, with the publication of the National Curriculum Guidelines in 1997, this trend was reinforced and became the central activity of the classroom. Troubleshooting is seen as an asset in the learning process of the student, providing a context for learning concepts, mathematical methods and attitudes. However, this methodological approach requires deeper research, especially for new teaches. This work aims at a further study in this subject and in the experiences with problem solving in the classroom of High School students. The ground basis for this was the Mathematical Transalpine Rally, a competition between classrooms that seeks to facilitate the problem solving within mathematics teaching, and through an autonomous and creative work, performed collectively. The results of this experience, as well as the contribuition for the student’s education are presented | en |
dc.description.abstract | No ensino de Matemática, a resolução de problemas vem sendo preconizada pelas propostas curriculares internacionais desde a década de 80. No Brasil, com a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental em 1997, essa tendência foi reforçada, devendo ser a atividade central de sala de aula. A resolução de problemas confere um papel ativo ao aluno no processo de aprendizagem, proporcionando um contexto para aprender conceitos, métodos matemáticos e atitudes. No entanto, essa abordagem metodológica não é fácil de ser implementada, principalmente para um professor iniciante. Com este trabalho, buscou-se aprofundar essa temática e vivenciar situações de resolução de problemas em sala de aula com alunos do Ensino Médio. Para tanto, realizou-se uma experiência fortemente inspirada no Rali Matemático Transalpino, uma competição entre turmas que visa a promoção da resolução de problemas no ensino de Matemática, por meio de um trabalho autônomo e criativo, realizado coletivamente. Relatamos os resultados dessa experiência, bem como as contribuições para a formação | pt |
dc.format.extent | 122 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt |
dc.subject | Ensino médio | pt |
dc.subject | Matemática - Problemas, exercícios, etc | pt |
dc.subject | Mathematics Study and teaching | pt |
dc.title | Resolução de problemas no ensino da matemática: uma experiência com base no rali matemático | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | 000735525.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000735525 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.