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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119481
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Amayo Zevallos, Enrique [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Jesus, Josimar Gonçalves de | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:20:00Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:39:47Z | - |
dc.date.available | 2015-03-23T15:20:00Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:39:47Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | JESUS, Josimar Gonçalves de. Amazônia em xeque. 2012. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Econômicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2012. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/119481 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119481 | - |
dc.description.abstract | Com o intuito de promover uma ação internacional para a gestão sustentável, conservação e desenvolvimento das florestas e chamar a atenção da população para o papel destas na geração de benefícios econômicos, sociais e ambientais, principalmente para os povos que dependem delas para sobreviver, a Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), declarou 2011 como o Ano Internacional das Florestas. Paradoxal a esta ação, o ano de 2011 é também marcado pela inauguração da Rodovia Interoceânica Sul (IOS) no Peru, que ao conectar-se a malha rodoviária brasileira cria um elo de ligação direta entre o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico. Segundo seus idealizadores, o projeto aumentará as possibilidades de comércio internacional. Além de incrementar o comércio bilateral e integrar a Macro-Região Sul do Peru ao restante do país, a IOS proporciona ao Brasil uma alternativa de acesso ao Oceano Pacífico e aos mercados da Ásia e, ao Peru, um acesso mais eficiente ao Atlântico e aos mercados da costa leste dos EUA e da Europa. Por outro lado, a IOS passa por uma das mais preservadas regiões da Amazônia e, é considerada de importância única em termos de risco para os esforços mundiais de conservação da biodiversidade e de respeito aos direitos das últimas populações humanas que ali vivem sem ou com muito pouco contato com a sociedade moderna. Os impactos socioambientais ligados à construção e/ou reabilitação de estradas em territórios tropicais úmidos adquiriram fama mundial precisamente com a BR- 364, trecho principal desse corredor no território brasileiro. A pavimentação desta estrada nos anos 1980 provocou desastres ambiental e social gravíssimos no norte de Mato Grosso, em Rondônia e no Acre. Desta forma, a presente pesquisa tem por objetivo fazer um estudo... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo) | pt |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Impacto ambiental - Amazonas | pt |
dc.subject | Reservas florestais | pt |
dc.subject | Amazonas - Condições sociais | pt |
dc.subject | Amazonas - Condições econômicas | pt |
dc.subject | Amazonas - Condições ambientais | pt |
dc.title | Amazônia em xeque | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | jesus_jg_tcc_arafcl.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000717562 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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