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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119566
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Souza Neto, Samuel de [UNESP] | - |
dc.contributor.advisor | Benites, Larissa Cerignoni [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Lana, Fernanda Salles | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:20:24Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:39:58Z | - |
dc.date.available | 2015-03-23T15:20:24Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:39:58Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | LANA, Fernanda Salles. Do direito a ternura a literatura de autoajuda: um estudo sobre a identidade do professor em sua dimensão (sócio-) afetiva. 2014. 71 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2014. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/119566 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119566 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivos averiguar nas políticas públicas de formação de professores como a dimensão (sócio-) afetiva vem sendo tratada nas propostas de formação docente; identificar a literatura de autoajuda no cotidiano docente e analisar os elementos que constituem a dimensão (sócio-) afetiva da identidade do professor. Optou-se, como procedimento metodológico, pela pesquisa qualitativa, tendo como técnicas de coleta de dados a análise documental e a entrevista semiestruturada visando conhecer a realidade do professor no que se refere à literatura de autoajuda e à dimensão (sócio-)afetiva. Os participantes desse estudo foram 10 professores de educação básica da rede de ensino pública. No tratamento dos dados foi utilizada a análise de conteúdo. Entre os resultados encontrados observou-se que em relação a fonte documental: (a) a Resolução CNE/CP nº1/2006, trata da dimensão (sócio-)afetiva, porém a mesma é pouco considerada e explorada no documento. No que tange as entrevistas, (b) a literatura de autoajuda está presente no cotidiano docente, contribuindo de diversas maneiras, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional, podendo se questionar esse posicionamento; (c) os elementos que constituem a dimensão (sócio-) afetiva da identidade do professor compreendem: contexto escolar, conhecimento do conteúdo, conhecimento didático, consciência vocacional, dimensões ética e morais, compromisso emocional, paixão pelo ensino, amor, articulação entre a vida e o trabalho, dimensão da experiência, relações interpessoais. Concluiu-se que a dimensão (sócio-)afetiva da identidade docente está relacionada ao gostar da profissão, ser apaixonado por ela, ter uma consciência vocacional (dom, sacerdócio). Neste horizonte não se pode ignorar que o objeto do trabalho docente são os seres humanos. Portanto, os saberes dos professores carregam as marcas do ser humano, existindo primeiro por si mesmos... | pt |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
dc.format.extent | 71 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Professores - Formação | pt |
dc.subject | Identidade (Psicologia) | pt |
dc.subject | Identidade profissional | pt |
dc.subject | Autoajuda | pt |
dc.subject | Politicas publicas | pt |
dc.title | Do direito a ternura a literatura de autoajuda: um estudo sobre a identidade do professor em sua dimensão (sócio-) afetiva | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | 000805215.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000805215 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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