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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119566
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dc.contributor.advisorSouza Neto, Samuel de [UNESP]-
dc.contributor.advisorBenites, Larissa Cerignoni [UNESP]-
dc.contributor.authorLana, Fernanda Salles-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:20:24Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:39:58Z-
dc.date.available2015-03-23T15:20:24Z-
dc.date.available2016-10-25T20:39:58Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationLANA, Fernanda Salles. Do direito a ternura a literatura de autoajuda: um estudo sobre a identidade do professor em sua dimensão (sócio-) afetiva. 2014. 71 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2014.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/119566-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119566-
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivos averiguar nas políticas públicas de formação de professores como a dimensão (sócio-) afetiva vem sendo tratada nas propostas de formação docente; identificar a literatura de autoajuda no cotidiano docente e analisar os elementos que constituem a dimensão (sócio-) afetiva da identidade do professor. Optou-se, como procedimento metodológico, pela pesquisa qualitativa, tendo como técnicas de coleta de dados a análise documental e a entrevista semiestruturada visando conhecer a realidade do professor no que se refere à literatura de autoajuda e à dimensão (sócio-)afetiva. Os participantes desse estudo foram 10 professores de educação básica da rede de ensino pública. No tratamento dos dados foi utilizada a análise de conteúdo. Entre os resultados encontrados observou-se que em relação a fonte documental: (a) a Resolução CNE/CP nº1/2006, trata da dimensão (sócio-)afetiva, porém a mesma é pouco considerada e explorada no documento. No que tange as entrevistas, (b) a literatura de autoajuda está presente no cotidiano docente, contribuindo de diversas maneiras, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional, podendo se questionar esse posicionamento; (c) os elementos que constituem a dimensão (sócio-) afetiva da identidade do professor compreendem: contexto escolar, conhecimento do conteúdo, conhecimento didático, consciência vocacional, dimensões ética e morais, compromisso emocional, paixão pelo ensino, amor, articulação entre a vida e o trabalho, dimensão da experiência, relações interpessoais. Concluiu-se que a dimensão (sócio-)afetiva da identidade docente está relacionada ao gostar da profissão, ser apaixonado por ela, ter uma consciência vocacional (dom, sacerdócio). Neste horizonte não se pode ignorar que o objeto do trabalho docente são os seres humanos. Portanto, os saberes dos professores carregam as marcas do ser humano, existindo primeiro por si mesmos...pt
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
dc.format.extent71 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectIdentidade (Psicologia)pt
dc.subjectIdentidade profissionalpt
dc.subjectAutoajudapt
dc.subjectPoliticas publicaspt
dc.titleDo direito a ternura a literatura de autoajuda: um estudo sobre a identidade do professor em sua dimensão (sócio-) afetivapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.file000805215.pdf-
dc.identifier.aleph000805215-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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