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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119569
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCapellini, Vera Lúcia Messias Fialho [UNESP]-
dc.contributor.authorLangona, Neichelli Fabrício-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:20:27Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:39:58Z-
dc.date.available2015-03-23T15:20:27Z-
dc.date.available2016-10-25T20:39:58Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationLANGONA, Neichelli Fabrício. A concepção de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre o trabalho com mapas conceituais. 2010. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual Paulita, Faculdade de Ciências, 2010.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/119569-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119569-
dc.description.abstractPoucos são os professores que tiveram a oportunidade de vivenciar em sua formação atividades envolvendo a construção de mapas conceituais. Essa ferramenta, elaborada e difundida por Joseph Novak na década de 70, é de fundamental importância para a organização de elementos necessários à aprendizagem, pois possibilita ao aluno articular ideias e associar novas informações a conhecimentos estudados anteriormente permitindo ao professor utilizá-lo também como um importante instrumento na avaliação da aprendizagem. O presente trabalho tem como objetivo investigar a concepção dos professores do Ensino Fundamental sobre a utilização dos mapas conceituais como forma de organizar, avaliar e facilitar a aprendizagem dos alunos, bem como verificar quantos os utilizam em sua prática pedagógica. Para a realização do estudo, foram feitas pesquisa bibliográfica, buscando fundamentação teórico-metodológica e pesquisa de campo descritiva com aplicação de questionário aos professores de seis escolas municipais dos anos iniciais do Ensino Fundamental no município de Bauru, com perguntas fechadas de múltipla escolha, para levantar informações acerca do conhecimento dos professores sobre o assunto. Após o questionário, foi realizado o acompanhamento das aulas de um dos participantes para observar, descrever, analisar e discutir a metodologia adotada na realização do seu trabalho. Para a análise e a interpretação dos dados coletados, foi empregada abordagem qualiquantitativa e extraíram-se inferências dos resultados. Os resultados indicam que ainda é incipiente a aplicabilidade dos mapas conceituais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Sugerimos que este tema seja abordado em cursos de Formação continuada dos docentespt
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectPratica de ensinopt
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectMapas conceituaispt
dc.subjectTeaching practiceen
dc.titleA concepção de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre o trabalho com mapas conceituaispt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filelangona_nf_tcc_bauru.pdf-
dc.identifier.aleph000634696-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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