You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119594
Title: 
Bullying e atividade física: perspectivas da psicologia do esporte
Author(s): 
Leite, Cleber Henrique de Almeida
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
Introdução: O bullying é um termo em inglês utilizado para descrever atos de violência física e psicológica, praticados por um individuo ou um grupo de indivíduos com a intenção de intimidar ou agredir outro individuo (ou grupo de indivíduos) incapaz de se defender. O bullying pode ser dividido em duas categorias: o direto e o indireto; o primeiro é causado e praticado majoritariamente, por agressores do sexo masculino, enquanto o segundo é realizado por bullys ( aquele que pratica o bullying, que faz a ação) do sexo feminino e crianças pequenas. Deliberadamente diversas atitudes podem ser caracterizadas como pratica de bullying, agressões físicas, agressões verbais, isolamento social, mensagens enviadas e disponibilizadas através da internet (cyberbullying). Objetivo: O objetivo do presente estudo foi analisar os efeitos causados pelo bullying, sua relação com a atividade física e a educação física, a atuação do professor de educação física e suas problemáticas perante esse novo atenuante educacional, pois há carência de estudos voltados para esse assunto na literatura. Método: Foi realizada uma pesquisa documental com reportagens, artigos científicos, de revistas e jornais e sites da web, que serão analisados por blocos de conteúdo. Conclusão: No decorrer do projeto, o estudo apontou que a negligencia diante da agressividade escolar tem permitido o desenvolvimento de atitudes pouco recomendáveis ou não-sociais que interferem no desenvolvimento das relações humanas. Isto tem provocado alguns deslocamentos sócio-psicológico que gerará atitudes de inibição e medo, originando comportamentos patológicos no agredido e recompensando grosseiramente o agressor
Issue Date: 
2011
Citation: 
LEITE, Cleber Henrique de Almeida. Bullying e atividade física: perspectivas da psicologia do esporte. 2011. 37 f. , 2011.
Time Duration: 
37 f.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Assédio
  • Educação moral
  • Esportes - Aspectos psicológicos
  • Moral education
  • Sports - Psychological aspects
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/119594
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.