Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119598
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Chaluh, Laura Noemi [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Leite, Letícia Sepulveda Teixeira | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:20:34Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:40:02Z | - |
dc.date.available | 2015-03-23T15:20:34Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:40:02Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | LEITE, Letícia Sepulveda Teixeira. Uma arma docente: escrita como reflexão, empoderamento e mudança. 2013. 79 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/119598 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119598 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho problematiza de que forma a escrita sobre a prática pedagógica pode contribuir para a promoção do empoderamento do professor. Para isto, desenvolvo uma pesquisa documental (LÜDKE; ANDRÉ, 1986), a partir das escritas de um grupo de professores, denominadas “Pipocas Pedagógicas”, crônicas em que são relatados acontecimentos de sua vida escolar, como profissionais e também como alunos. Estes professores são participantes do “Grupo de Terça” vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Continuada (GEPEC), ligado ao Programa de Pós Graduação da Faculdade de Educação da UNICAMP. A pesquisa, foi subsidiada por entrevistas com dois destes professores escritores, para melhor compreender como se desenvolve essa prática. A partir da análise deste material, o estudo perpassa sobre a importância da reflexão sobre a prática pedagógica, como forma de pesquisá-la. Estas temáticas foram necessárias para aprofundar o conceito de empoderamento, e poder pensá-lo dentro da realidade educacional, uma vez que a reflexão articulada ao conhecimento são fatores que podem levar ao empoderamento. Em função disso, realizei uma pesquisa bibliográfica, buscando o conceito de empoderamento em duas bases teóricas: SciELO (Scientific Electronic Library Online) e Anais da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação), nos quais analisarei os artigos referentes aos Grupos de Trabalho: GT03 – Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos; GT06 – Educação Popular; GT08 – Formação de Professores; GT18 – Educação de Pessoas Jovens e Adultas, fazendo um recorte entre os anos de 2000 a 2011. Desta forma, pretendo contribuir com reflexões que possibilitem (re)pensar formas de se chegar ao empoderamento docente e a consequência disto nos modos de se enxergar à educação | pt |
dc.format.extent | 79 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Professores - Formação | pt |
dc.subject | Escrita | pt |
dc.subject | Pratica de ensino | pt |
dc.subject | Cronicas | pt |
dc.title | Uma arma docente: escrita como reflexão, empoderamento e mudança | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | 000797001.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000797001 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.