You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119655
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLepre, Rita Melissa [UNESP]-
dc.contributor.authorLima, Priscila Saraiva de-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:20:54Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:40:11Z-
dc.date.available2015-03-23T15:20:54Z-
dc.date.available2016-10-25T20:40:11Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationLIMA, Priscila Saraiva de. A amizade em crianças da educação infantil es relações interpessais estabelecidas no ambiente escolar. 2011. . Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/119655-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119655-
dc.description.abstractThe research aims to propose a study of the central concepts of friendship among children of kindergarten and how such conceptions influence the interpersonal relationships within the school. We intend to observe the friendly relations between the kindergarten children, to examine how teachers of early childhood education business with the friendly relations between children and their conflicts and to propose alternatives to work with the theme friendship in the garden childhood, aiming at the socio-moral development of children. To do so, as the main theoretical basis the studies of Jean Piaget (1932/1994) on the development of moral reasoning in children. The methodology is based on Piaget's clinical method, which aims to understand how the subject thinks, analyze and resolve certain situations, presented as short stories. We hope that by doing so, we contribute to the debate on the educational work aimed at building the moral autonomy of the children, especially in kindergartenen
dc.description.abstractA pesquisa que propomos tem como objetivo central um estudo sobre a amizade entre crianças da Educação Infantil e como esta influencia as relações interpessoais estabelecidas no ambiente escolar. Pretendemos observar as relações de amizade entre vinte e duas crianças da Educação Infantil, analisar o modo como os professores da lidam com as relações de amizade entre as crianças e seus conflitos e propor alternativas para se trabalhar com o tema “amizade” na Educação Infantil, objetivando o desenvolvimento sócio-moral das crianças. Para tanto, teremos como principal base teórica os estudos de Jean Piaget (1932/1994), sobre o desenvolvimento do juízo moral na criança. A metodologia foi baseada no método clínico piagetiano que tem como finalidade entender como o sujeito pensa, analisa e resolvem determinadas situações, apresentadas em forma de historietas. Esperamos que, ao proceder dessa forma, possamos contribuir para o debate acerca de trabalhos educativos voltados à construção da autonomia moral das crianças, sobretudo, na Educação Infantilpt
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectAmizadept
dc.subjectAutonomia nas criançaspt
dc.subjectDesenvolvimento moralpt
dc.subjectEducação de criançaspt
dc.subjectRelações humanaspt
dc.subjectFriendshipen
dc.subjectAutonomy in childrenen
dc.subjectMoral developmenten
dc.subjectEducationen
dc.subjectInterpersonal relationsen
dc.titleA amizade em crianças da educação infantil es relações interpessais estabelecidas no ambiente escolarpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filelima_ps_tcc_bauru.pdf-
dc.identifier.aleph000690280-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.