Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119703
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Lourenço, Priscila Regina | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:21:16Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:40:18Z | - |
dc.date.available | 2015-03-23T15:21:16Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:40:18Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | LOURENÇO, Priscila Regina. Percepções de uma pesquisadora aprendiz em busca da compreensão da escrita significativa na EJA. 2011. 48 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/119703 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119703 | - |
dc.description.abstract | O estudo aqui apresentado integra o Projeto de Educação de Jovens e Adultos: práticas e desafios (PEJA), que é um projeto de extensão desenvolvido na Unesp – Rio Claro, com uma das turmas - a turma da Comunidade - que é composta, na maioria, por mulheres. Sendo a multisseriação uma característica desta turma, fazse necessário um trabalho diferenciado dos que ocorrem em escolas que tem Educação de Jovens e Adultos (EJA) “regular”. Tendo como foco a escrita significativa e sua prática, o estudo objetivou buscar compreendê-las na visão dessas mulheres, que estão imersas na sociedade letrada. Por meio do trabalho desenvolvido nos encontros, a cada aula, com diversos tipos de textos, principalmente poemas, procurei considerar o ponto de vista das educandas, tomando como aporte metodológico o relato de alguns aspectos de suas histórias de vida; ao mesmo tempo, tais relatos eram considerados em suas possibilidades criativas para a aprendizagem e uma aproximação do que poderia ser uma escrita significativa, para as próprias mulheres. Entre os estudos teóricos que deram sustentação à pesquisa, estão escritos de Jorge Larrosa e Paulo Freire, considerando, também, outros autores. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e teve como sujeitos participantes, educandas e educadores e a pesquisadora, aprendiz. Para desenvolver a pesquisa utilizei-me de elementos da história oral como recurso teórico-metodológico. Compõem o material de análise as produções escritas das educandas e os registros em diário de campo das atividades realizadas e observações pela pesquisadora. Como objeto de reflexão destaco dois conjuntos de atividades que nomeei de Projeto Poemas e Projeto Palavras Verdes, os quais sustentaram este trabalho. O estudo realizado traz argumentos que podem contribuir para a educação de jovens e adultos... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo) | pt |
dc.format.extent | 48 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Educação de adultos | pt |
dc.subject | Escrita | pt |
dc.subject | Práticas da escrita | pt |
dc.subject | História de vida | pt |
dc.title | Percepções de uma pesquisadora aprendiz em busca da compreensão da escrita significativa na EJA | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | lourenco_pr_tcc_rcla.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000650380 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.