You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119703
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCamargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]-
dc.contributor.authorLourenço, Priscila Regina-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:21:16Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:40:18Z-
dc.date.available2015-03-23T15:21:16Z-
dc.date.available2016-10-25T20:40:18Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationLOURENÇO, Priscila Regina. Percepções de uma pesquisadora aprendiz em busca da compreensão da escrita significativa na EJA. 2011. 48 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/119703-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119703-
dc.description.abstractO estudo aqui apresentado integra o Projeto de Educação de Jovens e Adultos: práticas e desafios (PEJA), que é um projeto de extensão desenvolvido na Unesp – Rio Claro, com uma das turmas - a turma da Comunidade - que é composta, na maioria, por mulheres. Sendo a multisseriação uma característica desta turma, fazse necessário um trabalho diferenciado dos que ocorrem em escolas que tem Educação de Jovens e Adultos (EJA) “regular”. Tendo como foco a escrita significativa e sua prática, o estudo objetivou buscar compreendê-las na visão dessas mulheres, que estão imersas na sociedade letrada. Por meio do trabalho desenvolvido nos encontros, a cada aula, com diversos tipos de textos, principalmente poemas, procurei considerar o ponto de vista das educandas, tomando como aporte metodológico o relato de alguns aspectos de suas histórias de vida; ao mesmo tempo, tais relatos eram considerados em suas possibilidades criativas para a aprendizagem e uma aproximação do que poderia ser uma escrita significativa, para as próprias mulheres. Entre os estudos teóricos que deram sustentação à pesquisa, estão escritos de Jorge Larrosa e Paulo Freire, considerando, também, outros autores. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e teve como sujeitos participantes, educandas e educadores e a pesquisadora, aprendiz. Para desenvolver a pesquisa utilizei-me de elementos da história oral como recurso teórico-metodológico. Compõem o material de análise as produções escritas das educandas e os registros em diário de campo das atividades realizadas e observações pela pesquisadora. Como objeto de reflexão destaco dois conjuntos de atividades que nomeei de Projeto Poemas e Projeto Palavras Verdes, os quais sustentaram este trabalho. O estudo realizado traz argumentos que podem contribuir para a educação de jovens e adultos... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)pt
dc.format.extent48 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducação de adultospt
dc.subjectEscritapt
dc.subjectPráticas da escritapt
dc.subjectHistória de vidapt
dc.titlePercepções de uma pesquisadora aprendiz em busca da compreensão da escrita significativa na EJApt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filelourenco_pr_tcc_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000650380-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.