Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119739
- Title:
- Indicadores de qualidade na educação básica: uma discussão a partir dos documentos Indicadores de qualidade na educação da ação educativa e Indice de desenvolvimento da educação básica (IDEB), do MEC
- Machado, Francis Thais Magalhães
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- O presente trabalho tem como finalidade discutir o conceito de qualidade em educação a partir dos indicadores propostos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e pela Ação Educativa, através da conceituação da ideia de indicadores de qualidade em educação e seus objetivos; da definição o percurso histórico do conceito de indicadores de qualidade em educação e da análise dos indicadores de qualidade em educação propostos pelo documento da Ação Educativa e do MEC, além de analisar formas de avaliação da qualidade da educação propostas pelas duas instituições. Esta pesquisa de natureza qualitativa se constituiu de uma pesquisa qualitativa envolvendo pesquisa bibliográfica e analise documental acerca do tema “Indicadores de Qualidade na Educação Básica”. Para tanto, a presente pesquisa buscou utilizar-se das publicações oficiais como “Indicadores de Qualidade em Educação”, da Ação Educativa e o “Índice de Desenvolvimento na Educação Básica”, do MEC, como fonte documental. A etapa seguinte envolveu o levantamento e seleção das informações relevantes para o tema proposto nesta pesquisa, evidenciando os dados relativos a critérios, formas de aplicação e metodologia usados nos documentos pelas instituições acima citadas que tratam da questão da qualidade em educação no país. A análise dos documentos mostra diferentes formas de avaliação da qualidade da educação, envolvendo quesitos quantitativos como as médias obtidas nas disciplinas de português e matemática, ou ainda, a partir da participação da própria comunidade escolar
- 2011
- MACHADO, Francis Thais Magalhães. Indicadores de qualidade na educação básica: uma discussão a partir dos documentos Indicadores de qualidade na educação da ação educativa e Indice de desenvolvimento da educação básica (IDEB), do MEC. 2011. 44 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.
- 44 f.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Educação
- Politicas publicas
- Avaliação educacional
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/119739
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.