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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119739
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dc.contributor.advisorBertagna, Regiane Helena [UNESP]-
dc.contributor.authorMachado, Francis Thais Magalhães-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:21:29Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:40:23Z-
dc.date.available2015-03-23T15:21:29Z-
dc.date.available2016-10-25T20:40:23Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationMACHADO, Francis Thais Magalhães. Indicadores de qualidade na educação básica: uma discussão a partir dos documentos Indicadores de qualidade na educação da ação educativa e Indice de desenvolvimento da educação básica (IDEB), do MEC. 2011. 44 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/119739-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119739-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como finalidade discutir o conceito de qualidade em educação a partir dos indicadores propostos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e pela Ação Educativa, através da conceituação da ideia de indicadores de qualidade em educação e seus objetivos; da definição o percurso histórico do conceito de indicadores de qualidade em educação e da análise dos indicadores de qualidade em educação propostos pelo documento da Ação Educativa e do MEC, além de analisar formas de avaliação da qualidade da educação propostas pelas duas instituições. Esta pesquisa de natureza qualitativa se constituiu de uma pesquisa qualitativa envolvendo pesquisa bibliográfica e analise documental acerca do tema “Indicadores de Qualidade na Educação Básica”. Para tanto, a presente pesquisa buscou utilizar-se das publicações oficiais como “Indicadores de Qualidade em Educação”, da Ação Educativa e o “Índice de Desenvolvimento na Educação Básica”, do MEC, como fonte documental. A etapa seguinte envolveu o levantamento e seleção das informações relevantes para o tema proposto nesta pesquisa, evidenciando os dados relativos a critérios, formas de aplicação e metodologia usados nos documentos pelas instituições acima citadas que tratam da questão da qualidade em educação no país. A análise dos documentos mostra diferentes formas de avaliação da qualidade da educação, envolvendo quesitos quantitativos como as médias obtidas nas disciplinas de português e matemática, ou ainda, a partir da participação da própria comunidade escolarpt
dc.format.extent44 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectPoliticas publicaspt
dc.subjectAvaliação educacionalpt
dc.titleIndicadores de qualidade na educação básica: uma discussão a partir dos documentos Indicadores de qualidade na educação da ação educativa e Indice de desenvolvimento da educação básica (IDEB), do MECpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filemachado_ftm_tcc_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000650372-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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