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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119842
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dc.contributor.advisorRamos, Eugenio Maria de França [UNESP]-
dc.contributor.authorMarques, Tamires Cristina Candido-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:22:08Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:40:36Z-
dc.date.available2015-03-23T15:22:08Z-
dc.date.available2016-10-25T20:40:36Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationMARQUES, Tamires Cristina Candido. A noção de campo elétrico: reflexões de uma futura professora sobre o processo de ensino. 2013. 54 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/119842-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119842-
dc.description.abstractThis work offers an overview about didactic reflections in the introduction of the electrical field concept in Physics Teaching activities aimed to the High School by means of a teaching methodology based in a low cost experiment (FERREIRA E RAMOS, 2008). We analyzed the particular use of an experiment named electrostatic vector and its use in the teaching of the line force ideas, proposed by Faraday in 19th century. In the frame of this work we analyzed how this unconventional approach differs of the methodology generally presented in the didactic textbooks. We discussed that the use of low cost experiments, will not cause the student to learn, but the work of the teacher, offering an interaction between the student and the electrostatic vector, play an important role in the classroomen
dc.description.abstractEste trabalho oferece um panorama sobre reflexões didáticas em torno da introdução do conceito de campo elétrico, em atividades de Ensino de Física voltadas para o nível Médio da Educação Básica por meio de uma metodologia de ensino baseada em um experimento de baixo custo (FERREIRA E RAMOS, 2008). Analisamos o emprego particular do experimento denominado vetor eletrostático e sua utilização no ensino da ideia de linhas de força, propostas por Faraday no século XIX. Analisamos no trabalho como essa abordagem difere da normalmente apresentada nos livros didáticos. Discutimos que o emprego de experimentos de baixo custo, não ocasionará o aprendizado, mas sim o trabalho do professor que proporcione a interação entre o sujeito e o vetor eletrostático. Tanto o professor como o experimento desempenham um papel importante na hora da aulapt
dc.format.extent54 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt
dc.subjectLivros didáticospt
dc.subjectCampos eletricospt
dc.subjectReflexão (Filosofia)pt
dc.subjectEletrostaticapt
dc.titleA noção de campo elétrico: reflexões de uma futura professora sobre o processo de ensinopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filemarques_tcc_tcc_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000732143-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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