You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/11985
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBraga, Eliana Mara-
dc.contributor.authorSilva, Maria Júlia Paes da-
dc.date.accessioned2014-05-20T13:34:56Z-
dc.date.available2014-05-20T13:34:56Z-
dc.date.issued2006-09-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342006000300003-
dc.identifier.citationRevista da Escola de Enfermagem da USP. Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, v. 40, n. 3, p. 329-335, 2006.-
dc.identifier.issn0080-6234-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/11985-
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo propor bases metodológicas para o acompanhamento da progressão da competência comunicativa no aluno de Enfermagem. Utilizando metodologia qualitativa e referencial teórico de comunicação interpessoal, desenvolvemos a pesquisa entrevistando 13 professores com experiência acumulada em atividades de ensino e pesquisa de comunicação em Enfermagem. Nos dados obtidos, os entrevistados relataram que o acompanhamento da progressão da competência comunicativa do aluno ocorre: observando a evolução das habilidades comunicativas nos alunos e pacientes; viabilizando momentos de expressão de pensamentos, sentimentos e percepções; fornecendo feedback sobre o desenvolvimento das habilidades comunicativas; estimulando-os ao desenvolvimento das habilidades em comunicação; realizando avaliação formativa e tutorando o aluno.pt
dc.description.abstractEste estudio tuvo como objetivo proponer bases metodológicas para el acompañamiento de la progresión de la competencia comunicativa en el alumno de Enfermería. Utilizando metodología cualitativa y referencial teórico de comunicación interpersonal, desarrollamos la búsqueda entrevistando a 13 profesores con experiencia acumulada en actividades de enseñanza y búsqueda de comunicación en Enfermería. En los datos obtenidos, los entrevistados relataron que el acompañamiento de la progresión de la competencia comunicativa del alumno ocurre: observando la evolución de las habilidades comunicativas en los alumnos y pacientes; viabilizando momentos de expresión de pensamientos, sentimientos y percepciones; suministrando feedback sobre el desarrollo de las habilidades comunicativas; estimulándolos al desarrollo de las habilidades en comunicación; realizando evaluación formativa y acompañamiento del alumno.es
dc.description.abstractThis work is aimed at suggesting methodological foundations for following Nursing student's progress in communicative competence. Using qualitative methodology and theoretical reference of interpersonal communication, the research was developed through interviews with 13 professors with experience both in teaching activities and communication research in Nursing. Interviewees reported that they follow their students' progress in communicative competence through the observation of their communicative abilities with patients; by fostering moments for the expression of thoughts, feelings and perceptions; by giving feedback on the development of communicative abilities; by stimulating their communication abilities; by performing formative assessments and tutoring.en
dc.format.extent329-335-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectRelações interpessoaispt
dc.subjectEducação em enfermagempt
dc.subjectCompetência profissionalpt
dc.subjectEstudantes de enfermagempt
dc.subjectRelaciones interpersonaleses
dc.subjectEducación en enfermeríaes
dc.subjectCompetencia profesionales
dc.subjectEstudiantes de enfermeríaes
dc.subjectInterpersonal relationsen
dc.subjectEducation, nursingen
dc.subjectProfessional competenceen
dc.subjectStudents, nursingen
dc.titleComo acompanhar a progressão da competência comunicativa no aluno de Enfermagempt
dc.title.alternativeCómo acompañar la progresión de la competencia comunicativa en el alumno de Enfermeríaes
dc.title.alternativeHow to follow communicative competence progress in nursing studentsen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)-
dc.description.affiliationUNESP Faculdade de Medicina de Botucatu Departamento de Enfermagem-
dc.description.affiliationUSP Escola de Enfermagem Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica-
dc.description.affiliationUnespUNESP Faculdade de Medicina de Botucatu Departamento de Enfermagem-
dc.identifier.doi10.1590/S0080-62342006000300003-
dc.identifier.scieloS0080-62342006000300003-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0080-62342006000300003.pdf-
dc.relation.ispartofRevista da Escola de Enfermagem da USP-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.