You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119894
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCampos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]-
dc.contributor.advisorDiniz, Renato Eugênio da Silva [UNESP]-
dc.contributor.authorMatos, Fernanda Del Campos de-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:22:22Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:40:42Z-
dc.date.available2015-03-23T15:22:22Z-
dc.date.available2016-10-25T20:40:42Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationMATOS, Fernanda Del Campos de. Ciranda pedagógica: o ensino de Ciências e as atividades práticas nas séries iniciais do ensino fundamental : a elaboração de uma proposta. 2008. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2008.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/119894-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119894-
dc.description.abstractO objetivo deste projeto foi identificar as necessidades referentes às atividades práticas/experimentais no ensino de Ciências nas séries iniciais do ensino fundamental e realizar oficinas de formação continuada aos professores para suprir essas necessidades. Para isso, elaborou-se um questionário que foi aplicado a 129 professores das séries iniciais em 10 escolas municipais de Botucatu, com perguntas sobre dados gerais e atitude sobre o Ensino de Ciências/atividades experimentais. Os resultados mostraram que 69,77% dos professores não sabem o que é o letramento científico; os conteúdos mais desenvolvidos são: Corpo Humano (12,62%), Animais (11,07%), Água (10,68%), Plantas (10,10%), Meio ambiente (9,9%) e Higiene (9,32%). As maiores dificuldades para desenvolver o conteúdo foram: falta de material (28,32%), não saber elaborar/desenvolver atividades práticas (22,12%), falta de local (11,50%), falta de tempo (7,96%) e falta de conhecimentos do professor (9,73%). Sobre a freqüência de práticas, 58,06% utilizam ―às vezes‖. As maiores dificuldades para o uso de práticas são: falta de material (28,42%), falta de local (26,32%) e falta de conhecimento do professor (9,47%). As práticas utilizadas com maior freqüência são recursos – vídeos, textos – (29,41%), temas (19,12%) e atividades de campo (12,50%). Nota-se que faltam cursos de atualização e de conhecimentos básicos sobre ciências aos professores, que realizam poucas práticas com seus alunos e afirmam ter falta de conhecimento sobre ciências. Os dados serviram de referência para a elaboração de uma proposta de oficinas para professores, enfatizando-se a importância do ensino de ciências e das atividades práticas. Foi, ainda, elaborada uma apostila para os professores, que podem ser realizadas em sala de aula, com materiais de fácil acesso.pt
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectCiências biológicas - Ensino fundamentalpt
dc.subjectAtividades pedagógicaspt
dc.titleCiranda pedagógica: o ensino de Ciências e as atividades práticas nas séries iniciais do ensino fundamental : a elaboração de uma propostapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filematos_fc_tcc_bot.pdf-
dc.identifier.aleph000612827-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.