You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119940
Title: 
Arvore dos sonhos: uma metodologia de planejamento participativo
Author(s): 
Mello, Raísa Donatelli Veríssimo de
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
O presente trabalho tem como objetivo desenvolver e avaliar a aplicação da oficina de futuro “Árvore dos sonhos” com os alunos de uma escola estadual, localizada em um bairro periférico na cidade de Botucatu, e identificar os temas geradores, as necessidades e as motivações sobre o aprendizado na escola, para o desenvolvimento de propostas de um projeto interdisciplinar relacionado à melhoria do ambiente escolar. Para Doll(1997) um currículo construtivo é aquele que emerge da ação e interação dos participantes. Hernandez (1998) afirmou que o papel do currículo integrado é educar para compreender e que interpretar é manifestar explicitamente a compreensão. Professores e coordenadores, geralmente, tem dificuldade em planejar e realizar trabalhos articulados, com isto poucos estudantes são capazes de vislumbrar a integração dos conteúdos vistos nas diferentes disciplinas, esta situação é constatada na realidade de muitas escolas brasileiras, que vêem buscando alternativas que contribuam para superar alguns dos obstáculos relacionados ao processo de ensino e de aprendizado. A atividade de construção da árvore dos sonhos foi proposta ao Ensino Médio para sensibilizar os alunos, para que pudessem se expressar, através de uma atividade interativa envolvendo a participação coletiva da turma. Cada sala foi responsável pela elaboração da idéia, construção, finalização, exposição dos sonhos e preservação da sua árvore dentro da sala de aula. Em algumas salas os temas geraram polêmicas e indignações diante da situação atual na escola, em outras não houve muito envolvimento dos alunos em virtude do sentimento de impotência, desmotivação e fracasso diante dos problemas dificultando a emergência de processos de mobilização que promovam em mudanças. Os sonhos e propostas escolhidos pelos alunos foram levados ao HTPC, para que em conjunto com o corpo docente, coordenadores da escola e a DE (Diretoria ...
Issue Date: 
2012
Citation: 
MELLO, Raísa Donatelli Veríssimo de. Arvore dos sonhos: uma metodologia de planejamento participativo. 2012. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusao de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Botucatu, 2012.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Educação
  • Ensino médio
  • Escolas públicas
  • Planejamento participativo
  • Analise de interação em educação
  • Professores e alunos
  • Education
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/119940
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.