You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119969
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDarido, Suraya Cristina [UNESP]-
dc.contributor.advisorFerreira, Aline Fernanda [UNESP]-
dc.contributor.authorMenezes, Ricardo Baldochi-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:22:58Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:40:52Z-
dc.date.available2015-03-23T15:22:58Z-
dc.date.available2016-10-25T20:40:52Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationMENEZES, Ricardo Baldochi. Orientação sexual nas aulas de educação física escolar. 2013. 36 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/119969-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119969-
dc.description.abstractSexual Orientation is present in the school setting, due to human relationships among all belonging to this area. Being a cross-cutting theme, this theme pervades the Physical Education and allows discussions related to the gender, body and media, respect for diversity, disease prevention and other topics that the contents of body culture allow to deal. With observation and participation in the school context, through a stage of more than a year, we realized the need to address the issue of sexual orientation with students. In addition, there is a dearth of articles dealing with this topic, a factor that complicates and limits the search fields of material for the teacher preparing lessons and address the issue. Thus, this study aims to develop classes to subsidize the practice of teachers of physical education in relation to Sexual Orientation. The preparation of activities was carried out from a bibliographic review and experiences of the researchers, presenting new possibilities to teacher to treat this subject in classes of that discipline. The topics covered are intended to demystify some pre-concepts related to gender in bodily practices that are socially constructed. Also, presented a way to address STDs and teenage pregnancy, topics not found in academic magazines of the area used in this study. Treating Sexual Orientation in Physical Education classes may seem at first a tricky and of difficult data collection. The teacher must seek this knowledge so that it can address the issue with students in a transparent and really effective not being only informative classes meaningless or decontextualized thoughtsen
dc.description.abstractA Orientação Sexual, está presente no âmbito escolar, devido às relações humanas existentes entre todos os pertencentes deste espaço. Por ser um tema transversal, este tema permeia a Educação Física e permite discussões relacionadas ao gênero, corpo e mídia, respeito a diversidade, prevenção de doença entre outros temas que os conteúdos da cultura corporal permitem abordar. Com a observação e participação no contexto escolar, por meio de um estágio de mais de um ano, percebeu-se a necessidade de tratar o tema da Orientação Sexual com os alunos. Além disso, há uma escassez de artigos que tratam deste tema, sendo um fator que dificulta e limita os campos de busca de material para o professor preparar aulas e tratar o tema. Assim, este estudo visa elaborar aulas para subsidiar a prática do professor da disciplina de Educação Física em relação à Orientação Sexual. A elaboração das atividades foram realizadas a partir de uma revisão bibliográfica e das experiências do pesquisador, apresentando ao professor novas possibilidades de tratar este tema nas aulas da referida disciplina. Os temas abordados tem a finalidade de desmistificar alguns pré-conceitos relacionados ao gênero nas práticas corporais que são construídos socialmente. Além disso, apresentou-se uma forma para abordar as DSTs e a gravidez na adolescência, temáticas não encontradas nas revistas acadêmicas da área utilizadas neste estudo. Tratar a Orientação Sexual nas aulas de Educação Física pode parecer no primeiro momento um assunto delicado e de difícil levantamento de dados. O professor deve buscar este conhecimento para que possa abordar o tema com os alunos de forma transparente e realmente efetiva, não sendo apenas aulas informativas sem sentido ou reflexões descontextualizadaspt
dc.format.extent36 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducação sexualpt
dc.subjectCorpo humanopt
dc.subjectGeneropt
dc.subjectGravidez na adolescênciapt
dc.subjectDoenças sexualmente transmissiveispt
dc.subjectOrientação sexualpt
dc.titleOrientação sexual nas aulas de educação física escolarpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.file000743439.pdf-
dc.identifier.aleph000743439-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.