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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/11998
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dc.contributor.authorFaleiros, Fabiana-
dc.contributor.authorSadala, Maria Lúcia Araújo-
dc.contributor.authorRocha, Eliana Mara-
dc.date.accessioned2014-05-20T13:34:58Z-
dc.date.available2014-05-20T13:34:58Z-
dc.date.issued2002-03-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342002000100009-
dc.identifier.citationRevista da Escola de Enfermagem da USP. Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, v. 36, n. 1, p. 58-65, 2002.-
dc.identifier.issn0080-6234-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/11998-
dc.description.abstractEste estudo de caso tem o objetivo de analisar o relacionamento terapêutico desenvolvido entre aluna de enfermagem e uma criança de 3 anos , durante o período perioperatório, utilizando o brinquedo e a dramatização para facilitar a explicação dos procedimentos e dos objetos do hospital para a criança.Ouso do brinquedo mostrou-se uma forma adequada para comunicar-se efetivamente com a criança, e para prepará-la para a intervenção cirúrgica, pois, através da dramatização, ela participou ativamente dos procedimentos, mostrando que compreendia e aceitava o que estava acontecendo,nãoapresentando em nenhum momento medo ou ansiedade diante do ambiente do hospital e dos procedimentos cirúrgicos. Ao final do relacionamento, a mãe e a equipe cirúrgica avaliaram positivamente o preparo da criança para a cirurgia.pt
dc.description.abstractEl presente estudio tiene como finalidad analizar el proceso de relación terapéutica entre alumna de enfermería y una niña de 3 años de edad durante el período perioperatorio. Utilizando técnicas de comunicación terapéutica y medidas terapéuticas de enfermería, la alumna desarrolló empatía con la niña y su madre, proponiendo ayudarlas a superar sus dificultades frente sus miedos y ansiedad debida ala hospitalización y cirugia. La madre y equipo cirúgica han evaluado la preparación para la cirugia positivamente.es
dc.description.abstractThe purpose of this study was to analyse the therapeutic relationship between a nursing student and a 3 years old child during perioperative period . Through the use of careful development assessments, preoperative tours, and therapeutic play techniques her fears and anxiety because of hospitalization and surgery were reduced and the surgical experience was lived by the child in a constructive manner. Parents and peri-operative team have evaluated positively the preparation and assessment of the child for surgery.en
dc.format.extent58-65-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectCriançapt
dc.subjectAssistência no período perioperatóriopt
dc.subjectEnfermagempt
dc.subjectBrinquedopt
dc.subjectNiñoes
dc.subjectAtención perioperativaes
dc.subjectEnfermeríaes
dc.subjectJuguetees
dc.subjectChilden
dc.subjectPerioperative careen
dc.subjectNursing careen
dc.subjectPlayen
dc.titleRelacionamento terapêutico com criança no período perioperatório: utilização do brinquedo e da dramatizaçãopt
dc.title.alternativeRelación terapéutica com el nino en el período perioperatorioes
dc.title.alternativeTherapeutic relationship with child in perioperative nursing careen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionDisciplina de Relacionamento Enfermeiro Paciente-
dc.contributor.institutionDisciplina de Enfermagem em Centro Cirúrgico-
dc.description.affiliationUNESP Faculdade de Medicina de Botucatu Enfermagem-
dc.description.affiliationDisciplina de Relacionamento Enfermeiro Paciente-
dc.description.affiliationDisciplina de Enfermagem em Centro Cirúrgico-
dc.description.affiliationUnespUNESP Faculdade de Medicina de Botucatu Enfermagem-
dc.identifier.doi10.1590/S0080-62342002000100009-
dc.identifier.scieloS0080-62342002000100009-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0080-62342002000100009.pdf-
dc.relation.ispartofRevista da Escola de Enfermagem da USP-
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