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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120036
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dc.contributor.advisorMastroianni, Patricia de Carvalho [UNESP]-
dc.contributor.authorMonteiro, Natália Corveloni-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:23:27Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:41:01Z-
dc.date.available2015-03-23T15:23:27Z-
dc.date.available2016-10-25T20:41:01Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Natália Corveloni. A propaganda de medicamentos: qualidade, diferença entre os países e recomendações para o uso racional. Uma revisão bibliográfica. 2012. 53 f. Trabalho de conclusão de curso (Farmácia-Bioquímica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, 2012.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/120036-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120036-
dc.description.abstractMuitos fatores são responsáveis pelo consumo excessivo de medicamentos e pelo descumprimento a Política Nacional de Medicamentos, mas um que se mostra muito significativo nesse cenário é a promoção de medicamentos. Dessa forma o presente estudo propôs caracterizar a qualidade das promoções publicitárias de medicamentos. Realizou-se uma revisão bibliográfica sistemática, em que foi realizada uma coleta de dados, no período de agosto a setembro de 2012, nas bases Lilacs, e Pubmed/Bireme, disponíveis no portal: http://www.bireme.br. Os descritores escolhidos utilizados foram controle da publicidade de produtos OR publicidade de medicamentos OR propaganda AND Legislação de Medicamentos. Foram identificados 11 artigos que contemplavam os critérios de inclusão. Analisou-se as informações relacionadas à qualidade (informações mais frequentes, informações menos frequentes, princípios éticos de fidedignidade e veracidade da informação), irregularidades e as estratégias para melhoria das propagandas de medicamentos. Os estudos mostraram que as maiores deficiências na propaganda de medicamentos dizem respeito às informações sobre contra indicações, cuidados, advertências e reações adversas, agrupados como precauções gerais, e às referências bibliográficas, infringindo a legislação em diversos aspectos. Além disso, observou-se que o problema da qualidade da informação em propagandas de medicamentos é verificado em muitos países, mas principalmente em países em desenvolvimento. Assim torna-se necessário maior rigor da legislação na fiscalização dessas propagandas de medicamentos e maior atenção dos profissionais da saúde quanto a essa prática, tendo maior visão crítica sobre os materiais distribuídos á classe médicapt
dc.format.extent53 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectMedicamentos - Utilizaçãopt
dc.subjectPropagandapt
dc.subjectDrogas - Legislaçãopt
dc.titleA propaganda de medicamentos: qualidade, diferença entre os países e recomendações para o uso racional. Uma revisão bibliográficapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filemonteiro_nc_tcc_arafcf.pdf-
dc.identifier.aleph000703928-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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