Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120050
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Chaluh, Laura Noemi [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Moraes, Joseano Moncaio | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:23:30Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:41:02Z | - |
dc.date.available | 2015-03-23T15:23:30Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:41:02Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | MORAES, Joseano Moncaio. Musicalização infantil: uma reflexão sobre o processo de formação de professores. 2014. 61 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2014. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/120050 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120050 | - |
dc.description.abstract | Neste trabalho socializo resultados produzidos a partir de uma proposta de pesquisa e intervenção desenvolvida com professoras do Ensino Fundamental I de uma escola pública do interior do estado de São Paulo. Fui coordenador de um curso de musicalização desenvolvido em dez encontros no contexto do HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo), e que ofereceu subsídios para a atuação dessas professoras em sala de aula. Assim, por meio de uma abordagem qualitativa, seguindo a metodologia de pesquisa de orientação sócio histórica, na qual o pesquisador e o pesquisado aprendem juntos “produzindo sentidos dos eventos observados” (FREITAS, 2003, p. 31), busquei refletir sobre a importância do processo formativo na área musical de professoras do Ensino Fundamental I, através da reflexão sobre a experiência formativa dessas professoras com as quais pesquisei. Os dados produzidos analisados no presente trabalho são falas e escritas das professoras coletadas no terceiro e no último encontro, respectivamente, na busca por compreender a potencialidade dos encontros para repensar na concepção de música e musicalização dos professores | pt |
dc.format.extent | 61 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Professores - Formação | pt |
dc.subject | Musica - Instrução e estudo | pt |
dc.subject | Educação de crianças | pt |
dc.subject | Musica na educação | pt |
dc.title | Musicalização infantil: uma reflexão sobre o processo de formação de professores | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | 000805056.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000805056 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.