Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120055
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Serapião, Adriane Beatriz de Souza [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Moraes, Larissa Cristina | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:23:33Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:41:03Z | - |
dc.date.available | 2015-03-23T15:23:33Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:41:03Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | MORAES, Larissa Cristina. Desenvolvimento de solução para o problema de alocação de navios em berços de terminais portuários: aplicação de algoritmos genéticos e otimização por nuvens de partículas. 2013. 113 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciência da Computação) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/120055 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120055 | - |
dc.description.abstract | This work proposes two optimization algorithms for the solution of the Berth Allocation Problem (PAB). Due to the economic development of the country, it became necessary for the improvement of means of transport, which mainly shipping. For this, you need a better system management port, you will receive a lot of ships carrying cargo. In this work the PAB is approached so that the goals are to reduce costs and time handling in ports. For this, we applied two computational techniques, genetic algorithms and optimization for cloud particles, to obtain the best results for this problem. The results obtained with each type of algorithm are compared to conclude which method is more efficient for the port system | en |
dc.description.abstract | Esse trabalho apresenta a proposta de dois algoritmos de otimização para a solução do Problema de Alocação de Berços (PAB). Devido ao desenvolvimento econômico do país, se fez necessário o melhoramento dos meios de transporte, atingindo principalmente o transporte marítimo. Para isso, é necessário um melhor gerenciamento do sistema portuário, que receberá uma grande quantidade de navios que transportam cargas. Nesse trabalho, o PAB é abordado de forma que os objetivos sejam diminuir os custos e os tempos de movimentação nos portos. Para isso, foram aplicadas duas técnicas computacionais, os algoritmos genéticos e a otimização por nuvem de partículas, visando obter melhores resultados para esse problema. Os resultados obtidos com cada tipo de algoritmo são comparados para concluir qual método é mais eficiente para o sistema portuário | pt |
dc.format.extent | 113 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Programação linear | pt |
dc.subject | Transporte maritimo | pt |
dc.subject | Areas portuarias | pt |
dc.subject | Algoritmos genéticos | pt |
dc.subject | Programação (Computadores) | pt |
dc.subject | Cromossomos | pt |
dc.title | Desenvolvimento de solução para o problema de alocação de navios em berços de terminais portuários: aplicação de algoritmos genéticos e otimização por nuvens de partículas | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | 000776900.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000776900 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.