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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120070
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dc.contributor.advisorChaluh, Laura Noemi [UNESP]-
dc.contributor.authorMoreira, Amanda Miranda-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:23:37Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:41:05Z-
dc.date.available2015-03-23T15:23:37Z-
dc.date.available2016-10-25T20:41:05Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationMOREIRA, Amanda Miranda. Práticas pedagógicas: contribuições para pensar em uma educação emancipadora. 2012. 56 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/120070-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120070-
dc.description.abstractThis research is part of the work that I developed as a student researcher participating in the project Pedagogical practice of group work at school: rescue of narrative and teachers´ knowledge. The project was developed in a Rio Claro City Public school (2010-2011).I weekly attended that school for two years, following the pedagogical work of a teacher. During this period, her practices caught my attention, especially the way that she looked at the social context and the life stories of her students. For this reason, I propose to develop a qualitative research with the objective of examining the pedagogical practice of a elementary school teacher (initial series) and understand the extent to which her practices favor the emancipation of students. I intend to extend/apply the concept of emancipation from the theoretical perspective of Paulo Freire. The data will be obtained from the following documents: my records (notebook 1-2010 and notebook 2-2011); letters elaborated by me and sent to the teacher; letters written by the teacher and sent to me; articles produced by this teacher and her work plans. The research intends to contribute to the legitimacy of teacher knowledge in daily schoolen
dc.description.abstractEsta pesquisa é parte do trabalho que desenvolvi como aluna pesquisadora ao participar do projeto de pesquisa “Prática pedagógica do trabalho coletivo na escola: resgate da narrativa e dos saberes dos professores”. O projeto foi desenvolvido em uma escola da rede municipal de Rio Claro (2010-2011). Estive inserida na escola no período de dois anos acompanhando semanalmente o trabalho pedagógico de uma professora. Ao longo desse período, seu olhar atento ao contexto social e às histórias de vida de seus alunos chamou minha atenção. Por este motivo, proponho desenvolver uma pesquisa qualitativa com o objetivo de analisar, a prática pedagógica de uma professora do Ensino Fundamental I e compreender em que medida suas práticas favorecem a emancipação dos alunos. Pretendo aprofundar o conceito de emancipação a partir da perspectiva teórica de Paulo Freire. Os dados serão obtidos a partir dos seguintes documentos: meus registros (caderno1- 2010 e caderno2-2011), cartas elaboradas por mim e encaminhadas à professora, cartas escritas pela professora e dirigidas a mim, artigos produzidos pela professora e seus planos de trabalho. A pesquisa pretende contribuir com a legitimação dos saberes docentes produzidos no cotidiano escolarpt
dc.format.extent56 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectPratica de ensinopt
dc.subjectEnsino fundamentalpt
dc.subjectCrianças - Desenvolvimentopt
dc.titlePráticas pedagógicas: contribuições para pensar em uma educação emancipadorapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filemoreira_am_tcc_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000716211-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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