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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120107
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Fargetti, Cristina Martins [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Moscardini, Lígia Egídia | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:23:56Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:41:10Z | - |
dc.date.available | 2015-03-23T15:23:56Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:41:10Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | MOSCARDINI, Lígia Egídia. Recursos coesivos de textos de alunos e professores da escola juruna: análise para uma contribuição ao ensino. 2011. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Letras) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/120107 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120107 | - |
dc.description.abstract | A partir da constituição de 1988, em que os indígenas finalmente conseguiram um espaço para a preservação de seus direitos culturais, étnicos e lingüísticos, procurouse pensar em políticas eficazes que os garantissem, e uma delas, sem dúvida, é uma educação escolar indígena de qualidade, que busca se consolidar como “plurilíngüe e intercultural, específica e diferenciada, como necessária, indispensável e um direito”, tal qual vários pesquisadores ressaltam. Este é um passo muito importante, uma vez que, segundo Maher (2005), a educação indígena, desde a colonização até os anos 1970, era um verdadeiro massacre para esses povos. Porque, tomando Grupione (2006), os indígenas foram considerados ignorantes ao longo desse tempo e essas atitudes se justificavam sob o pretexto de “ajudá-los a serem civilizados”. Diante dessas questões, o ensino sobre leitura e produção de texto é fundamental enquanto instrumento para aprendizagem e para preservação cultural indígena e porque se propõe uma análise crítica de fato, cuja correção irá além de maniqueísmos de certo/errado, sempre visando especificidades de cada texto para se conceber quais conhecimentos atenderão melhor as necessidades de cada professor ou aluno, o que permite maior consciência textual e argumentativa. Estes são interesses dos próprios juruna, povo com quem trabalhamos, afirmados em seu Projeto Político Pedagógico, pela mesma idéia de preservação cultural e interação com os não-índios. São os próprios indígenas quem vêem a escola como meio de ascensão social, como afirma Ladeira (2004). Assim, nos posicionamos a favor de projetos de revitalização lingüística que promovam os direitos culturais e de uma educação escolar de qualidade | pt |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Educação | pt |
dc.subject | Linguística | pt |
dc.subject | Linguistica aplicada | pt |
dc.subject | Memoria | pt |
dc.subject | Índios Juruna | pt |
dc.title | Recursos coesivos de textos de alunos e professores da escola juruna: análise para uma contribuição ao ensino | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | moscardini_le_tcc_arafcl.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000686343 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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