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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120130
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dc.contributor.advisorAraya, Ana Maria Osório [UNESP]-
dc.contributor.authorNadaleti, Willian Cézar-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:24:17Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:41:12Z-
dc.date.available2015-03-23T15:24:17Z-
dc.date.available2016-10-25T20:41:12Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationNADALETI, Willian Cézar. Dosimetria ambiental do gás 222Rn: um exemplo de estudo das águas da região de Presidente Prudente – SP e considerações sobre abordagem do tema através do Banco Internacional de Objetos Educacionais – BIOE. 2012. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Engenharia Ambiental) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2012.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/120130-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120130-
dc.description.abstractOver the years, the concern with the detection of the levels of radionuclides in the environment has increased, given that they are carcinogenic to the human respiratory system. Present in the air, waters, soil and building materials, among other substances, radionuclides are unknown by most of the population. In this paper, we present the radioactive gas 222Rn, predominant element among all others and one way of detecting it in an example study of the waters of the Presidente Prudente - SP, through the plastic detector called CR-39. Likewise, we realized the need to approach this issue more broadly in schools and even in higher education, since this field of modern physics and environmental physics usually appears only in master's and doctorate. Thus, we attempted to perform the didactic transposition schooluniversity, through the construction of an object Educational, OE, to be placed on the Bank for International Educational Objects - bioethanol and by developing this contribute to the knowledge and understanding of the importance of monitoring of radioactivity in a way accessible to the population as a wholeen
dc.description.abstractCom o passar dos anos, a preocupação com a detecção dos teores de radionuclídeos presentes no meio ambiente tem aumentado, tendo em vista que eles são cancerígenos ao sistema respiratório humano. Presentes no ar, nas águas, no solo e nos materiais de construção, entre outras substâncias, os radionuclídeos são desconhecidos por grande parte da população. Neste trabalho, apresentamos o gás radioativo 222Rn, elemento predominante entre todos os outros e uma das formas de sua detecção, em um exemplo de estudo nas águas da região de Presidente Prudente – SP, através do detector plástico conhecido como CR-39. No mesmo sentido, percebeu-se a necessidade de abordagem desse tema de forma mais ampla em escolas e até mesmo no ensino superior, uma vez que esse campo da física moderna e física ambiental geralmente é apresentado apenas em cursos de mestrado e doutorado. Dessa forma, buscou-se realizar a transposição didática escola-universidade, através da construção de um Objeto Educacional, OE, para ser inserido no Banco Internacional de Objetos Educacionais – BIOE e, por meio do desenvolvimento deste, contribuir para o conhecimento e entendimento da importância do monitoramento da radioatividade de forma acessível à população como um todopt
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEngenharia ambientalpt
dc.subjectRadioatividadept
dc.subjectRadonpt
dc.titleDosimetria ambiental do gás 222Rn: um exemplo de estudo das águas da região de Presidente Prudente – SP e considerações sobre abordagem do tema através do Banco Internacional de Objetos Educacionais – BIOEpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filenadaleti_wc_tcc_prud.pdf-
dc.identifier.aleph000706866-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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