Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item:
        
        
        
        http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120159Registro de metadados completo
| Campo DC | Valor | Idioma | 
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP] | - | 
| dc.contributor.author | Nascimento, Rafael Caetano do | - | 
| dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:24:32Z | - | 
| dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:41:16Z | - | 
| dc.date.available | 2015-03-23T15:24:32Z | - | 
| dc.date.available | 2016-10-25T20:41:16Z | - | 
| dc.date.issued | 2011 | - | 
| dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Rafael Caetano do. A construção dos (des)caminhos na relação ser humano-sociedade despertadas a partir das leituras de Alberto Caeiro em uma sala de EJA. 2011. 74 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado e licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011. | - | 
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/120159 | - | 
| dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120159 | - | 
| dc.description.abstract | Foi no quarto ano de minha graduação que passei a integrar o Projeto de Educação de Jovens e Adultos (PEJA): práticas e desafios, da UNESP – Rio Claro. No projeto desenvolvi algumas atividades que despertaram minha curiosidade por esta modalidade de ensino. Eu tinha um interesse em desenvolver uma atividade de leitura com o livro “Poemas Completos de Alberto Caeiro” no PEJA, quando surgiu a possibilidade de realizá-la em uma sala de Educação de Jovens e Adultos na Escola Estadual Celeste Calil. Por essa época conheci uma atividade cultural e educativa chamada Tertúlia Literária Dialógica, desenvolvida pelo Núcleo NIASE da UFSCAR. Enquanto estudava sobre as tertúlias, a turma da sétima série da EJA da escola Celeste Calil aceitou o convite de ler, em quatro encontros, poemas de Alberto Caeiro. Assim, foi proposta uma atividade de leitura na qual as pessoas pudessem dialogar umas com as outras e expressar suas ideias, percepções e conhecimentos. Os registros das tertúlias foram gerados a partir de uma câmera filmadora e da transcrição das leituras e discussões de cada encontro. Nesse material de registro, procurei atentar para temas que remetessem a leituras de mundo e, nesses temas, as percepções de si mesmos nas relações com o mundo. Ao final, foram levantadas algumas primeiras reflexões a respeito dessas percepções com os processos educativos | pt | 
| dc.format.extent | 74 f. | - | 
| dc.language.iso | por | - | 
| dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - | 
| dc.source | Aleph | - | 
| dc.subject | Pessoa, Fernando, 1888-1935 | pt | 
| dc.subject | Educação de adultos | pt | 
| dc.subject | Leitura | pt | 
| dc.subject | Dialogos | pt | 
| dc.subject | Educação | pt | 
| dc.title | A construção dos (des)caminhos na relação ser humano-sociedade despertadas a partir das leituras de Alberto Caeiro em uma sala de EJA | pt | 
| dc.type | outro | - | 
| dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - | 
| dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - | 
| dc.identifier.file | nascimento_rc_tcc_rcla.pdf | - | 
| dc.identifier.aleph | 000692286 | - | 
| Aparece nas coleções: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp | |
Não há nenhum arquivo associado com este item.
    
 
Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.
