You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120159
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCamargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]-
dc.contributor.authorNascimento, Rafael Caetano do-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:24:32Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:41:16Z-
dc.date.available2015-03-23T15:24:32Z-
dc.date.available2016-10-25T20:41:16Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Rafael Caetano do. A construção dos (des)caminhos na relação ser humano-sociedade despertadas a partir das leituras de Alberto Caeiro em uma sala de EJA. 2011. 74 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado e licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/120159-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120159-
dc.description.abstractFoi no quarto ano de minha graduação que passei a integrar o Projeto de Educação de Jovens e Adultos (PEJA): práticas e desafios, da UNESP – Rio Claro. No projeto desenvolvi algumas atividades que despertaram minha curiosidade por esta modalidade de ensino. Eu tinha um interesse em desenvolver uma atividade de leitura com o livro “Poemas Completos de Alberto Caeiro” no PEJA, quando surgiu a possibilidade de realizá-la em uma sala de Educação de Jovens e Adultos na Escola Estadual Celeste Calil. Por essa época conheci uma atividade cultural e educativa chamada Tertúlia Literária Dialógica, desenvolvida pelo Núcleo NIASE da UFSCAR. Enquanto estudava sobre as tertúlias, a turma da sétima série da EJA da escola Celeste Calil aceitou o convite de ler, em quatro encontros, poemas de Alberto Caeiro. Assim, foi proposta uma atividade de leitura na qual as pessoas pudessem dialogar umas com as outras e expressar suas ideias, percepções e conhecimentos. Os registros das tertúlias foram gerados a partir de uma câmera filmadora e da transcrição das leituras e discussões de cada encontro. Nesse material de registro, procurei atentar para temas que remetessem a leituras de mundo e, nesses temas, as percepções de si mesmos nas relações com o mundo. Ao final, foram levantadas algumas primeiras reflexões a respeito dessas percepções com os processos educativospt
dc.format.extent74 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectPessoa, Fernando, 1888-1935pt
dc.subjectEducação de adultospt
dc.subjectLeiturapt
dc.subjectDialogospt
dc.subjectEducaçãopt
dc.titleA construção dos (des)caminhos na relação ser humano-sociedade despertadas a partir das leituras de Alberto Caeiro em uma sala de EJApt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filenascimento_rc_tcc_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000692286-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.