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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120203
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dc.contributor.advisorPires, Emila Falcão [UNESP]-
dc.contributor.advisorMasseran, Paulo Roberto [UNESP]-
dc.contributor.authorNogueira, Patrícia Pimentel-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:24:53Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:41:33Z-
dc.date.available2015-03-23T15:24:53Z-
dc.date.available2016-10-25T20:41:33Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Patrícia Pimentel. Cenografia teatral: uma análise dos aspectos cênicos da peça Bê-a-Bá Brasil - memória, sonho e fantasia. 2009. . Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2009.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/120203-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120203-
dc.description.abstractThe main objective of this project step is the evolution of scenery matter on the occidental theater media, related to space and technical possibilities of the theatrical building and space on history of contemporary arts. The main point is that scenery must communicate with a specific matter. Something in touch with the plot speeches. Something that makes all the plot elements to communicate. Acting has an specific message to deliver, and that message is what really matter to the viewer of the show. “It’s never late to state that scenery is not a decoration, or just an interior composition. Scenery is not a painting or a sculpture: it’s an integrated art form. It’s never too repetitive to say that scenery is a result from the composition with lights, shadows, shapes, lines and volumes, in balance and on harmony as a whole, that create movement and contrast” (Dias, 2001) On the second step of the project, the objective is to analyze the building process and the scenery aspects of the “Be-a-bá Brasil” show, using illustrations, pictures and analysis data of the context the show was inserted onen
dc.description.abstractO alvo principal da primeira etapa deste trabalho é a pesquisa sobre a evolução da cenografia no teatro ocidental relacionando-a às possibilidades espaciais e técnicas do edifício teatral e do espaço cênico na história e na arte contemporânea. A questão principal é que o cenário deve comunicar alguma coisa específica. Algo que esteja imbricado entre as falas do texto. Alguma coisa que todos os outros elementos da cena buscam comunicar. Existe na encenação uma mensagem específica a ser comunicada, e é justamente esta mensagem que interessa ao espectador. “Por isso nunca é demais frisar que cenografia não é decoração, nem composição de interiores; cenografia não é pintura nem escultura: é uma arte integrada. Nunca é demais repetir que cenografia é a composição resultante de um conjunto de cores, luz, forma, linhas e volumes, equilibrados e harmônicos em seu todo, e que criam movimentos e contrastes”.(Dias, 2001) Em uma segunda etapa desse trabalho, o objetivo principal será analisar a montagem e os aspectos cenográficos da peça “Be-a-bá Brasil”, tendo como base ilustrações, fotos e detalhamentos do espaço no qual a peça está inseridapt
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectTeatropt
dc.subjectCenografiapt
dc.subjectArquiteturapt
dc.titleCenografia teatral: uma análise dos aspectos cênicos da peça Bê-a-Bá Brasil - memória, sonho e fantasiapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filenogueira_pp_tcc_bauru.pdf-
dc.identifier.aleph000635436-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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