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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120212
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dc.contributor.advisorSchwartz, Gisele Maria [UNESP]-
dc.contributor.advisorKawaguti, Cristiane Naomi [UNESP]-
dc.contributor.authorNovais, Iara Tedeschi-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:24:56Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:41:34Z-
dc.date.available2015-03-23T15:24:56Z-
dc.date.available2016-10-25T20:41:34Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationNOVAIS, Iara Tedeschi. Adaptação de jogos eletrônicos para aulas de Educação Física. 2012. 37 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/120212-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120212-
dc.description.abstractO ambiente virtual está cada vez mais presente na vida do ser humano e, por este motivo, não se pode negligenciar a perspectiva de que os jogos eletrônicos possam ser encampados no contexto das aulas de Educação Física, com as devidas adaptações, proporcionando novas práticas, as quais sejam atraentes, no sentido de ampliar as perspectivas de adesão ao movimento e minimizar as condições do sedentarismo. Desta forma, este trabalho, de natureza qualitativa, teve como objetivo propor a adaptação de alguns jogos eletrônicos, os quais puderam ser aplicados corporalmente, como novas possibilidades de atividades a serem vivenciadas em aulas de Educação Física, bem como, investigar os níveis de estado de ânimo e de satisfação dos alunos frente às aulas que utilizaram esses jogos eletrônicos adaptados. O estudo foi desenvolvido por intermédio da união de pesquisas bibliográfica e exploratória. Para tanto, fizeram parte deste estudo uma amostra intencional, composta por 60 alunos, de ambos os sexos, compreendendo a faixa etária de 10 a 15 anos, pertencentes a uma escola da rede oficial de ensino da cidade de Rio Claro/SP, selecionada por conveniência, a qual participou de uma aula, ministrada pela pesquisadora, composta por três jogos eletrônicos adaptados. Para se verificar o estado de ânimo dos alunos, foi aplicada a Lista de Estados de Ânimo Reduzida e Ilustrada (LEA-RI), desenvolvida por Volp (2000), antes e após as aulas. Foi aplicado, ainda, um questionário contendo perguntas abertas, com o intuito de se verificar o nível de satisfação dos alunos em relação aos jogos eletrônicos adaptados. Os dados foram analisados por meio da Técnica de Análise de Conteúdo Temático. Os resultados apontaram que os jogos eletrônicos, vinculados à aula de Educação Física, influenciam positivamente na motivação dos alunos... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)pt
dc.format.extent37 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducação física - Estudo e ensinopt
dc.subjectJogos eletronicospt
dc.subjectLazerpt
dc.subjectMotivação (Psicologia)pt
dc.subjectExercícios físicos - Aspectos psicológicospt
dc.subjectPhysical education and training - Study and teachingpt
dc.titleAdaptação de jogos eletrônicos para aulas de Educação Físicapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filenovais_it_tcc_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000714903-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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