Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120280
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Sarti, Flávia Medeiro [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Janaina Ramão de | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:25:32Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:41:42Z | - |
dc.date.available | 2015-03-23T15:25:32Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:41:42Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Janaina Ramão de. Os professores e o consumo de projetos que chegam à escola: o caso do Projeto Lego Education. 2010. 125 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/120280 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120280 | - |
dc.description.abstract | O estudo proposto focaliza o modo como os professores recebem, consomem e se apropriam de projetos educativos que são implementados nas escolas de ensino fundamental. Trata-se de um estudo de caso que focaliza a implementação, iniciada em 2008, do Projeto Lego Education em escolas de uma rede municipal de ensino no interior paulista. A implementação do referido projeto insere-se em um contexto mais amplo marcado pelo crescimento de um “rentável mercado formativo” (Nóvoa, 1999) entre nós atualmente. Diante desse contexto, surge uma questão: Como foi, para os professores daquela rede de ensino, a inserção do Projeto Lego Education em seu trabalho docente e como os mesmos lidam com o projeto atualmente? Para tentar responder a essa questão o presente estudo foi realizado com os professores que foram capacitados e atuaram na implementação do projeto, a partir de entrevistas semi-estruturadas e observações. Objetivou-se investigar como o referido projeto foi apropriado (de Certeau, 1994) pelos professores na sua implementação e como os mesmos percebem o projeto atualmente. Pretendeu-se identificar, assim, maneiras pelas quais os professores relacionam-se com materiais didáticos, livros/guias do professor e cursos de capacitação docente ligados ao Projeto Lego Education, procurando caracterizar as maneiras como os mesmos se apropriam e consomem (de Certeau, 1994) tais produtos que lhes são dirigidos. Nesse estudo foi realizada também a análise de documentos relacionados ao Projeto Lego Education (sites das empresas envolvidas, manuais e revistas, entre outros materiais), focando em como esses materiais se referem ao professor e sua prática em sala de aula. A inserção nas escolas públicas de projetos que, como o LEGO, são provenientes de empresas privadas, aponta... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo) | pt |
dc.format.extent | 125 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Metodo de projeto no ensino | pt |
dc.subject | Professores - Formação | pt |
dc.subject | Empresas - Projetos | pt |
dc.subject | Escolas públicas | pt |
dc.title | Os professores e o consumo de projetos que chegam à escola: o caso do Projeto Lego Education | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | oliveira_jr_tcc_rcla.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000634645 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.