You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120280
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSarti, Flávia Medeiro [UNESP]-
dc.contributor.authorOliveira, Janaina Ramão de-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:25:32Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:41:42Z-
dc.date.available2015-03-23T15:25:32Z-
dc.date.available2016-10-25T20:41:42Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Janaina Ramão de. Os professores e o consumo de projetos que chegam à escola: o caso do Projeto Lego Education. 2010. 125 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/120280-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120280-
dc.description.abstractO estudo proposto focaliza o modo como os professores recebem, consomem e se apropriam de projetos educativos que são implementados nas escolas de ensino fundamental. Trata-se de um estudo de caso que focaliza a implementação, iniciada em 2008, do Projeto Lego Education em escolas de uma rede municipal de ensino no interior paulista. A implementação do referido projeto insere-se em um contexto mais amplo marcado pelo crescimento de um “rentável mercado formativo” (Nóvoa, 1999) entre nós atualmente. Diante desse contexto, surge uma questão: Como foi, para os professores daquela rede de ensino, a inserção do Projeto Lego Education em seu trabalho docente e como os mesmos lidam com o projeto atualmente? Para tentar responder a essa questão o presente estudo foi realizado com os professores que foram capacitados e atuaram na implementação do projeto, a partir de entrevistas semi-estruturadas e observações. Objetivou-se investigar como o referido projeto foi apropriado (de Certeau, 1994) pelos professores na sua implementação e como os mesmos percebem o projeto atualmente. Pretendeu-se identificar, assim, maneiras pelas quais os professores relacionam-se com materiais didáticos, livros/guias do professor e cursos de capacitação docente ligados ao Projeto Lego Education, procurando caracterizar as maneiras como os mesmos se apropriam e consomem (de Certeau, 1994) tais produtos que lhes são dirigidos. Nesse estudo foi realizada também a análise de documentos relacionados ao Projeto Lego Education (sites das empresas envolvidas, manuais e revistas, entre outros materiais), focando em como esses materiais se referem ao professor e sua prática em sala de aula. A inserção nas escolas públicas de projetos que, como o LEGO, são provenientes de empresas privadas, aponta... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)pt
dc.format.extent125 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectMetodo de projeto no ensinopt
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectEmpresas - Projetospt
dc.subjectEscolas públicaspt
dc.titleOs professores e o consumo de projetos que chegam à escola: o caso do Projeto Lego Educationpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileoliveira_jr_tcc_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000634645-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.