Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120288
- Title:
- O professor-leitor nos cadernos de formação do Pedagogia Cidadã
- Oliveira, Karilene Margaret Delgado de
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Buscou-se com o presente trabalho investigar o perfil do professor-leitor que se revela nos impressos dirigidos aos professores no Programa Pedagogia Cidadã (Curso de Licenciatura para a Formação Continuada de Professores em Serviço da Educação Infantil e do Ensino Fundamental), tendo-se por foco principal a materialidade dos impressos e, os protocolos de leitura neles presentes (CHARTIER, 2001). Buscou também desvendar as representações presentes nesses volumes referente ao professor, enquanto profissional e enquanto leitor e ainda as concepções de leitura presentes nesses materiais. O trabalho teve como base metodológica a pesquisa de natureza documental. Ao atentar-se para a conceituação do ato de ler como um processo formador e para envolvimento do professor como mesmo, em especial para as práticas de leituras propostas nos cursos de formação docente, verificou-se que o professor é identificado como um tipo peculiar de leitor. Observou-se também que a materialidade dos impressos (Cadernos de Formação) dirigidos aos professoresalunos no Programa Pedagogia Cidadã constitui-se como elemento essencial para a produção de sentidos na leitura e, portanto, como fonte reveladora do ideal de formação docente almejado, por este programa.
- 2009
- OLIVEIRA, Karilene Margaret Delgado de. O professor-leitor nos cadernos de formação do Pedagogia Cidadã. 2009. 105 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.
- 105 f.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Professores - Formação
- Leitura como formação
- Materialidade
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/120288
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.