Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120288
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Sarti, Flávia Medeiros [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Karilene Margaret Delgado de | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:25:38Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:41:43Z | - |
dc.date.available | 2015-03-23T15:25:38Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:41:43Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Karilene Margaret Delgado de. O professor-leitor nos cadernos de formação do Pedagogia Cidadã. 2009. 105 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/120288 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120288 | - |
dc.description.abstract | Buscou-se com o presente trabalho investigar o perfil do professor-leitor que se revela nos impressos dirigidos aos professores no Programa Pedagogia Cidadã (Curso de Licenciatura para a Formação Continuada de Professores em Serviço da Educação Infantil e do Ensino Fundamental), tendo-se por foco principal a materialidade dos impressos e, os protocolos de leitura neles presentes (CHARTIER, 2001). Buscou também desvendar as representações presentes nesses volumes referente ao professor, enquanto profissional e enquanto leitor e ainda as concepções de leitura presentes nesses materiais. O trabalho teve como base metodológica a pesquisa de natureza documental. Ao atentar-se para a conceituação do ato de ler como um processo formador e para envolvimento do professor como mesmo, em especial para as práticas de leituras propostas nos cursos de formação docente, verificou-se que o professor é identificado como um tipo peculiar de leitor. Observou-se também que a materialidade dos impressos (Cadernos de Formação) dirigidos aos professoresalunos no Programa Pedagogia Cidadã constitui-se como elemento essencial para a produção de sentidos na leitura e, portanto, como fonte reveladora do ideal de formação docente almejado, por este programa. | pt |
dc.format.extent | 105 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Professores - Formação | pt |
dc.subject | Leitura como formação | pt |
dc.subject | Materialidade | pt |
dc.title | O professor-leitor nos cadernos de formação do Pedagogia Cidadã | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | oliveira_kmd_tcc_rcla.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000607649 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.