You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120288
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSarti, Flávia Medeiros [UNESP]-
dc.contributor.authorOliveira, Karilene Margaret Delgado de-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:25:38Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:41:43Z-
dc.date.available2015-03-23T15:25:38Z-
dc.date.available2016-10-25T20:41:43Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Karilene Margaret Delgado de. O professor-leitor nos cadernos de formação do Pedagogia Cidadã. 2009. 105 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/120288-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120288-
dc.description.abstractBuscou-se com o presente trabalho investigar o perfil do professor-leitor que se revela nos impressos dirigidos aos professores no Programa Pedagogia Cidadã (Curso de Licenciatura para a Formação Continuada de Professores em Serviço da Educação Infantil e do Ensino Fundamental), tendo-se por foco principal a materialidade dos impressos e, os protocolos de leitura neles presentes (CHARTIER, 2001). Buscou também desvendar as representações presentes nesses volumes referente ao professor, enquanto profissional e enquanto leitor e ainda as concepções de leitura presentes nesses materiais. O trabalho teve como base metodológica a pesquisa de natureza documental. Ao atentar-se para a conceituação do ato de ler como um processo formador e para envolvimento do professor como mesmo, em especial para as práticas de leituras propostas nos cursos de formação docente, verificou-se que o professor é identificado como um tipo peculiar de leitor. Observou-se também que a materialidade dos impressos (Cadernos de Formação) dirigidos aos professoresalunos no Programa Pedagogia Cidadã constitui-se como elemento essencial para a produção de sentidos na leitura e, portanto, como fonte reveladora do ideal de formação docente almejado, por este programa.pt
dc.format.extent105 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectLeitura como formaçãopt
dc.subjectMaterialidadept
dc.titleO professor-leitor nos cadernos de formação do Pedagogia Cidadãpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileoliveira_kmd_tcc_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000607649-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.