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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120384Registro de metadados completo
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Mastroianni, Patricia de Carvalho [UNESP] | - |
| dc.contributor.advisor | Varallo, Fabiana Rossi [UNESP] | - |
| dc.contributor.author | Pagotto, Caroline | - |
| dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:26:21Z | - |
| dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:41:55Z | - |
| dc.date.available | 2015-03-23T15:26:21Z | - |
| dc.date.available | 2016-10-25T20:41:55Z | - |
| dc.date.issued | 2013 | - |
| dc.identifier.citation | PAGOTTO, Caroline. Resultados das intervenções educativas em farmacovigilância: uma revisão sistemática. 2013. 41 f. , 2013. | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/120384 | - |
| dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120384 | - |
| dc.description.abstract | A notificação espontânea por profissionais da saúde é o principal método de avaliação do risco/benefício da utilização de medicamentos, pois permite a análise da frequência, gravidade e expectativa dos eventos adversos a medicamentos (EAMs). No entanto, a principal limitação deste método é a subnotificação dos casos, causando grandes impactos na saúde pública, tais como gastos desnecessários para as instituições e diminuição da segurança do paciente. A fim de identificar técnicas de intervenção educativa efetivas no incentivo à notificação espontânea por profissionais da saúde nos diferentes níveis de atenção, realizou-se revisão sistemática nas bases de dados PUBMED, PAHO, LILACS e EMBASE no período de novembro de 2011 a janeiro de 2012, com posterior atualização em março de 2013, por meio da utilização de descritores científicos em farmacovigilância, buscando-se identificar estudos originais que avaliaram o impacto da intervenção educativa desenvolvida. Pela estratégia elaborada, foram identificados 101 artigos, dos quais 16 contemplaram os critérios de inclusão. A maioria dos estudos inclusos foram conduzidos na Europa (14), e a maioria das intervenções foi destinada ao nível terciário de atenção à saúde (11) e principalmente aos médicos (12). As técnicas efetivas de intervenção educativa identificadas foram multifacetadas, resultando no aumento do número absoluto, porcentagem ou taxa de notificação espontânea, além de melhorar a qualidade dos relatos de reações adversas a medicamentos (RAM): graves, inesperadas, relacionadas a medicamentos novos e com alta causalidade. Ademais, faz-se necessária educação permanente dos profissionais para maior adesão à farmacovigilância e contribuição para o gerenciamento de riscos | pt |
| dc.format.extent | 41 f | - |
| dc.language.iso | por | - |
| dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| dc.source | Aleph | - |
| dc.subject | Medicamentos - Utilização | pt |
| dc.subject | Fármacos | pt |
| dc.subject | Cuidados primários de saúde | pt |
| dc.subject | Atenção farmacêutica | pt |
| dc.subject | Pessoal da saude publica | pt |
| dc.subject | Pharmacy | pt |
| dc.title | Resultados das intervenções educativas em farmacovigilância: uma revisão sistemática | pt |
| dc.type | outro | - |
| dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
| dc.identifier.file | 000744352.pdf | - |
| dc.identifier.aleph | 000744352 | - |
| Aparece nas coleções: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp | |
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