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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120385
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRibeiro, Maria Augusta Hermengarda Wurthmann [UNESP]-
dc.contributor.authorPagotto, Karana Roberta-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:26:21Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:41:55Z-
dc.date.available2015-03-23T15:26:21Z-
dc.date.available2016-10-25T20:41:55Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationPAGOTTO, Karana Roberta. Ditado - Um estudo sobre a evolução da escrita de crianças de um segundo ano do ensino fundamental. 2010. 86 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/120385-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120385-
dc.description.abstractEsta pesquisa de abordagem qualitativa busca informações em diferentes tipos de materiais que não receberam, ainda, nenhum trato científico (OLIVEIRA, 2007), como é o caso específico dos ditados dos alunos. Originou-se no Projeto Bolsa Escola Pública e Universidade na Alfabetização, criado pela Secretária da Educação do Estado de São Paulo, do qual participei como aluna-pesquisadora no ano de 2009. O objetivo principal foi o de averiguar se houve evolução da escrita, em ditados de 23 crianças de um segundo ano do ensino fundamental e, quando houve, se ela foi diferente entre os grupos de palavras constituídas de sílabas simples e complexas. Os ditados analisados constituíam-se de palavras e, em algumas ocasiões, também de frases e foram aplicados pela professora da sala em cinco períodos diferentes do ano letivo: março, abril e junho – primeiro semestre; setembro e novembro – segundo semestre. Os alunos apresentaram diferentes níveis de construção de aprendizagem da escrita entre si e, para caracterizá-los, durante a sua evolução, utilizei os níveis de evolução da escrita de Ferreiro e Teberosky (1999). A pesquisa apresenta relevância, não só ao questionar o uso, ainda hoje, do ditado em sala de aula, como uma prática para avaliar a evolução da escrita da criança, no início do processo de alfabetização, ou como uma prática mecânica, utilizada pelos educadores por ser um tanto cômodo, mas também, ao estabelecer, pelo trabalho do aluno-pesquisador, a relação entre a teoria e a prática, resultando em uma visão mais abrangente da sala de aula, do cotidiano escolar e do processo de alfabetização. Os resultados mostraram que o ditado pode ser utilizado em sala de aula pela professora como um meio para analisar... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)pt
dc.format.extent86 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectAlfabetizaçãopt
dc.subjectCrianças - Capacidade de aprendizagempt
dc.titleDitado - Um estudo sobre a evolução da escrita de crianças de um segundo ano do ensino fundamentalpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filepagotto_kr_tcc_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000634745-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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