You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120394
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSchwartz, Gisele Maria [UNESP]-
dc.contributor.advisorSantiago, Danilo Roberto Pereira [UNESP]-
dc.contributor.authorPalhares, Marcelo Fadori Soares-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:26:25Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:41:56Z-
dc.date.available2015-03-23T15:26:25Z-
dc.date.available2016-10-25T20:41:56Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationPALHARES, Marcelo Fadori Soares. O papel do recreador de acampamentos como educador. 2011. 81 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/120394-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120394-
dc.description.abstractAs atividades de recreação e lazer podem apresentar um alto teor educativo, sendo coadjuvantes importantes no processo educacional, entretanto, torna-se necessária a atuação de um profissional competente, o qual possa estar consciente de suas funções e ações, inclusive, quando lida em ambiente não-formal de educação, como é o caso dos acampamentos, vivenciados nos momentos destinados ao lazer. Este estudo de natureza qualitativa teve por objetivo investigar, na visão dos próprios profissionais da recreação atuantes em acampamentos educacionais, como eles percebem seu papel como educador e como contribuem na formação sociocultural dos acampantes. O trabalho desenvolveuse em duas etapas, a primeira com uma revisão de literatura acerca do tema e a segunda com uma pesquisa exploratória, utilizando-se como instrumento um questionário contendo perguntas abertas e fechadas. A amostra foi composta por 27 participantes, de ambos os sexos, com idade média de 22 anos e 6 meses, de diferentes níveis socioeconômicos e com envolvimento na atividade há mais de um ano. Os dados coletados foram analisados descritivamente, utilizando-se a técnica de Análise de Conteúdo e indicam que todos os sujeitos do estudo, acreditam contribuir efetivamente para mudanças positivas de conduta dos acampantes e em sua formação sociocultural. Esses profissionais são, portanto, conscientes de sua função educativa, entretanto, apontaram a necessidade de se envolverem com este propósito, buscando as melhores estratégias para o fim educacional, sem perder as peculiaridades do ambiente lúdico. A partir disto, conclui-se que experiências significativas no âmbito do lazer, como as dos acampamentos educacionais, são capazes de contribuir em aspectos educacionais e socioculturais, por meio da atuação de um recreador competentept
dc.format.extent81 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectRecreaçãopt
dc.subjectAcampamentospt
dc.subjectLazer e educaçãopt
dc.subjectEducação não-formalpt
dc.subjectRecreationen
dc.subjectCampsen
dc.subjectNon-formal educationen
dc.titleO papel do recreador de acampamentos como educadorpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filepalhares_mfs_tcc_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000692855-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.