You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120420
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRossi, Célia Regina [UNESP]-
dc.contributor.advisorMeira, Ana Maria de [UNESP]-
dc.contributor.authorPastor, Camila Gomes-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:26:38Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:42:00Z-
dc.date.available2015-03-23T15:26:38Z-
dc.date.available2016-10-25T20:42:00Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationPASTOR, Camila Gomes. Educação ambiental: uma vivência de ensino/aprendizagem no projeto EPA! (Educação, Periferia e Arte), Rio Claro-SP. 2009. 85 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado e licenciatura - Ciências biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/120420-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120420-
dc.description.abstractO Projeto EPA! (Educação, Periferia e Arte) é desenvolvido nos bairros de periferia da cidade de Rio Claro, Jardim Bonsucesso e Jardim Novo Wenzel, no interior de São Paulo. A idéia do Projeto surgiu com a possibilidade de acrescentar elementos novos à educação básica das crianças moradoras dos bairros no período contrário ao período escolar, e tem como objetivo proporcionar vivências para os participantes através de uma educação não formal, ou seja, através da arte, oficinas, reflexões e dança (Break), dando-lhes elementos para construírem outras relações com o meio ambiente e consigo mesmos. No segundo semestre de 2007, o BAIRRO foi escolhido como tema para ser trabalhado com as crianças. Foram realizadas diversas atividades de (re)conhecimento do bairro, de fotografias, desenhos, construção de maquetes, leituras e construção de poesias, com o intuito de estimular os diferentes olhares e formas de expressão das crianças com relação aos sentimentos que possuem do espaço (meio) onde vivem, e com relação às propostas que poderiam apresentar para melhoria do bairro. O objetivo geral deste trabalho de conclusão de curso é avaliar e discutir as atividades relacionadas ao tema BAIRRO, na perspectiva do Ensino/Aprendizagem em Educação Ambiental, realizadas no segundo semestre de 2007 no Projeto EPA! Foram utilizados como base para a reflexão e descrição desse trabalho os materiais produzidos pelas crianças durante esse período, os relatórios das atividades enviados para o Laboratório São Lucas, relatos da autora e de referenciais teóricos como Paulo Freire, Bakthin, Marcos Sorrentino, Isabel C. M. Carvalho, entre outros. As discussões foram conduzidas a partir de leituras e reflexões levantadas pela autora ao analisar todo o material.pt
dc.format.extent85 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducação ambientalpt
dc.subjectCriançaspt
dc.subjectMeio ambientept
dc.subjectEPApt
dc.titleEducação ambiental: uma vivência de ensino/aprendizagem no projeto EPA! (Educação, Periferia e Arte), Rio Claro-SPpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filepastor_cg_tcc_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000607899-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.