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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120454
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCardieri, Elisabete [UNESP]-
dc.contributor.authorPavanelli, João Arthur Pompeu-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:26:51Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:42:04Z-
dc.date.available2015-03-23T15:26:51Z-
dc.date.available2016-10-25T20:42:04Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationPAVANELLI, João Arthur Pompeu. Educação do campo e ensino de ciências: Desafios e propostas a partir de princípios agroecológicos. 2012. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusao de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Botucatu, 2012.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/120454-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120454-
dc.description.abstractCom o fenômeno da Revolução Verde a partir da década de 1950, o campo brasileiro sofreu grandes modificações como o incentivo a mecanização pesada e o investimento em insumos agrícolas, como fertilizantes e agrotóxicos. O processo de transformação politica e adoção do liberalismo pelo governo ditatorial incentivaram ainda mais a agricultura baseada no modelo da Revolução Verde e também fez ocasionou grandes transformações na educação. Com a redemocratização, tanto a educação como o campo, passaram a ser discutidos intensamente, no governo e nos movimentos sociais. A partir da Constituição Brasileira de 1988, foi elaborada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9394/96) e seu artigo 28 dispõe sobre a educação do campo. Porém, somente em 2002, as escolas do campo passaram a ter uma legislação especifica, reconhecendo as particularidades da educação para camponeses. Em 2008, o Governo do Estado de São Paulo lançou a Proposta Curricular com o objetivo de organizar o sistema educacional e, com isso, todas as escolas da rede estadual seguem o mesmo currículo e material didático. O objetivo dessa pesquisa foi analisar os conteúdos do material didático destinado ao 6° ano do Ensino Fundamental da disciplina de Ciências e avaliar se esses conteúdos atendem a perspectiva da educação do campo em uma comunidade no interior de São Paulo e elaborar uma proposta de material didático complementar, embasado nos princípios da agroecologia. Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa, realizada junto ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, em que se constatou que o material do governo não apresenta nenhuma especificidade ou adequação para os estudantes e escolas do campo e apresenta um material que pode contribuir para a formação desses estudantespt
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectMaterial didáticopt
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt
dc.subjectEnsino fundamentalpt
dc.subjectCiências (Primeiro grau) - Estudo e ensinopt
dc.subjectEducationpt
dc.titleEducação do campo e ensino de ciências: Desafios e propostas a partir de princípios agroecológicospt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.file000777390.pdf-
dc.identifier.aleph000777390-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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