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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120454
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Cardieri, Elisabete [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Pavanelli, João Arthur Pompeu | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:26:51Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:42:04Z | - |
dc.date.available | 2015-03-23T15:26:51Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:42:04Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | PAVANELLI, João Arthur Pompeu. Educação do campo e ensino de ciências: Desafios e propostas a partir de princípios agroecológicos. 2012. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusao de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Botucatu, 2012. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/120454 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120454 | - |
dc.description.abstract | Com o fenômeno da Revolução Verde a partir da década de 1950, o campo brasileiro sofreu grandes modificações como o incentivo a mecanização pesada e o investimento em insumos agrícolas, como fertilizantes e agrotóxicos. O processo de transformação politica e adoção do liberalismo pelo governo ditatorial incentivaram ainda mais a agricultura baseada no modelo da Revolução Verde e também fez ocasionou grandes transformações na educação. Com a redemocratização, tanto a educação como o campo, passaram a ser discutidos intensamente, no governo e nos movimentos sociais. A partir da Constituição Brasileira de 1988, foi elaborada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9394/96) e seu artigo 28 dispõe sobre a educação do campo. Porém, somente em 2002, as escolas do campo passaram a ter uma legislação especifica, reconhecendo as particularidades da educação para camponeses. Em 2008, o Governo do Estado de São Paulo lançou a Proposta Curricular com o objetivo de organizar o sistema educacional e, com isso, todas as escolas da rede estadual seguem o mesmo currículo e material didático. O objetivo dessa pesquisa foi analisar os conteúdos do material didático destinado ao 6° ano do Ensino Fundamental da disciplina de Ciências e avaliar se esses conteúdos atendem a perspectiva da educação do campo em uma comunidade no interior de São Paulo e elaborar uma proposta de material didático complementar, embasado nos princípios da agroecologia. Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa, realizada junto ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, em que se constatou que o material do governo não apresenta nenhuma especificidade ou adequação para os estudantes e escolas do campo e apresenta um material que pode contribuir para a formação desses estudantes | pt |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Material didático | pt |
dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | pt |
dc.subject | Ensino fundamental | pt |
dc.subject | Ciências (Primeiro grau) - Estudo e ensino | pt |
dc.subject | Education | pt |
dc.title | Educação do campo e ensino de ciências: Desafios e propostas a partir de princípios agroecológicos | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | 000777390.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000777390 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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