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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120480
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dc.contributor.advisorMialhe, Jorge Luis [UNESP]-
dc.contributor.authorPerazzo, Tatiane Franco-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:27:04Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:42:08Z-
dc.date.available2015-03-23T15:27:04Z-
dc.date.available2016-10-25T20:42:08Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationPERAZZO, Tatiane Franco. Pedagogia de Pestalozzi e sistema preventivo de Dom Bosco: influências e aproximações. 2011. 65 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/120480-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120480-
dc.description.abstractJohann Heinrich Pestalozzi revolucionou a sociedade no século XVIII, com suas ideias educativas. Com uma educação humanitária, tendo como princípio básico a benevolência na formação de seus educandos, Pestalozzi posicionava-se a favor da generalização da instrução, para que esta fosse concebida também aos pobres. Desse modo, Pestalozzi funda escolas que recolhem órfãos, mendigos e pequenos ladrões. Nessas entidades havia uma formação geral e profissional. Para Pestalozzi, as crianças precisam de limites, porém em sua Pedagogia não havia punições, sugerindo uma educação não repressiva, contrapondo com as ideias da época. Esta concepção de educação baseada na repressão ainda continua em parte do século XIX, porém outro educador, assim como Pestalozzi, não concorda com os métodos punitivos. Giovanni Melchiorre Bosco, mais conhecido como Dom Bosco, engloba em suas obras educativas três princípios, que compõem o tripé básico de sua educação: razão, religião e amorevolezza, formando o Sistema Preventivo, ideal de sua arte educativa. Com a intenção de desenvolver esse Sistema, Dom Bosco cria os oratórios. Nestes espaços, crianças e jovens de classe baixa, são acolhidos para estudar, brincar e rezar. Mais tarde, as escolas profissionalizantes são incluídas nessa educação. Desse modo, tornam-se interessantes estas duas perspectivas educacionais, separadas pelo tempo histórico de seus idealizadores, com propostas pedagógicas pautadas em bases preventivas ao invés de repressivas. Neste ponto, pretende-se investigar se há realmente alguma relação entre a Pedagogia de Pestalozzi e o Sistema Preventivo de Dom Bosco. Indaga-se ainda se existe alguma influência direta e/ou indireta do primeiro sobre o segundo. Assim, este trabalho visa analisar comparativamente a pedagogia de Pestalozzi e o Sistema Preventivo de Dom Bosco... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)pt
dc.format.extent65 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectPestalozzi, Johann Heinrich, 1746-1827pt
dc.subjectJoão Bosco, Santo, 1815-1888pt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectRepressão (Psicologia)pt
dc.titlePedagogia de Pestalozzi e sistema preventivo de Dom Bosco: influências e aproximaçõespt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileperazzo_tf_tcc_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000691112-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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