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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120487
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dc.contributor.advisorMondini, Fabiane [UNESP]-
dc.contributor.authorPereira, Anderson Luis-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:27:08Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:42:08Z-
dc.date.available2015-03-23T15:27:08Z-
dc.date.available2016-10-25T20:42:08Z-
dc.date.issued2013-12-19-
dc.identifier.citationPEREIRA, Anderson Luis. Um estudo sobre a implementaçã odo programa etnomatemática no contexto escolar. 2013. 41 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura - Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2013.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/120487-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120487-
dc.description.abstractThis research aims to present the Ethnomathematics Program, created by D'Ambrosio (1984), as a proposal for the teaching of mathematics, making it contextualized, meaningful and a program able to form critical and creative citizens, capable of transform reality. By presenting from Ethnomathematics perspective the conception of the activities, scholar curriculum and current evaluation system, a possibility of innovation on nowadays education system is opened, a system that is characterized by D'Ambrosio as obsolete. For the implementation of this proposal, a change on the teacher's attitude appears as necessary, a new attitude that makes active interferences during the learning process, and uses previous knowledge acquired by the student throughout their experiences as a starting point on teaching process. The approach between Ethnomathematics perspective and Mathematics Program provides a better opportunity for the students to construct mathematical knowledge. It is important to emphasize that the Ethnomathematics is as an interdisciplinary as a transdisciplinary program, which means that the Program is not restricted just for education and development of mathematicsen
dc.description.abstractEsta pesquisa tem por finalidade apresentar o Programa Etnomatemática criado por D’Ambrosio (1984), como uma proposta para o ensino da Matemática, tornando-a contextualizada, significativa e formadora de cidadãos críticos, criativos e transformadores de sua realidade. Por meio da apresentação da concepção de atividade, currículo e avaliação, na perspectiva da Etnomatemática, abre-se a possibilidade de inovar o sistema educacional caracterizado por D’Ambrosio como obsoleto. Para a implementação dessa proposta faz-se necessária, também, uma mudança de postura do professor de forma que interfira ativamente nesse processo de aprendizagem, utilizando o conhecimento adquirido pelo aluno, ao longo de suas vivências, como ponto de partida para o ensino. A aproximação entre o Programa Etnomatemática e a Matemática dá ao aluno a oportunidade de construir o conhecimento matemático. É importante destacar que o Programa Etnomatemática é interdisciplinar e transdisciplinar, ou seja, não é voltado apenas para a educação e desenvolvimento da Matemáticapt
dc.format.extent41 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt
dc.subjectEtnomatematicapt
dc.subjectSistemas de ensino - Projetospt
dc.subjectMathematics Study and teachingpt
dc.titleUm estudo sobre a implementaçã odo programa etnomatemática no contexto escolarpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.file000735629.pdf-
dc.identifier.aleph000735629-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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