You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120564
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAnaruma, Silvia Marina [UNESP]-
dc.contributor.authorPiccoli, Adriana-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:27:27Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:42:19Z-
dc.date.available2015-03-23T15:27:27Z-
dc.date.available2016-10-25T20:42:19Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationPICCOLI, Adriana. O uso da chupeta: elaboração de material pedagógico para orientação dos profissionais das escolas de educação infantil. 2011. 22 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/120564-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120564-
dc.description.abstractWhat is the relationship of a pacifier as for nutrition, speech, dental and psychotherapy? What are its benefits and harm? Which strategies should be developed as a teaching material which can guide employees and teachers of early childhood education regarding the use of pacifier in schools? The survey is a qualitative and an exploratory one. By taking literature as a starting point. We found out that there are many doubts regarding the use of pacifier, even among health professionals. The booklet was prepared containing topics such as: social and historical aspects; psycho-physiological aspects of development, speech therapy and dental aspects; pros and cons of using a pacifier; teaching materials on the pedagogical use of pacifiers. Tips and information to the teacheren
dc.description.abstractEsta pesquisa procurou investigar a origem e a história da chupeta, seus aspectos culturais e sociais. Qual é a relação da chupeta com os aspectos nutricionais, fonoaudiológicos, odontológicos e psicofisiológicos. Quais são seus benefícios e malefícios. Cujo objetivo foi elaborar um material pedagógico que possa orientar os funcionários e professor de educação infantil com relação ao uso da chupeta dentro da instituição escolar. A pesquisa realizada é de natureza Qualitativa, do tipo exploratória. A partir da revisão da literatura percebemos que há muitas dúvidas com relação ao uso da chupeta, até mesmo entre os profissionais da saúde. A cartilha foi elaborada contendo temas como: aspectos históricos e sociais; aspectos do desenvolvimento psicofisiológico; aspectos fonoaudiológico e odontológico; prós e contras sobre o uso da chupeta; material didático pedagógico sobre o uso da chupeta; dicas ao professor e informações complementarespt
dc.format.extent22 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectCartilhaspt
dc.subjectEducação de criançaspt
dc.subjectAmamentaçãopt
dc.subjectEducação pre-escolarpt
dc.titleO uso da chupeta: elaboração de material pedagógico para orientação dos profissionais das escolas de educação infantilpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filepiccoli_a_tcc_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000690554-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.