You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120576
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFernandes, Maria José da Silva [UNESP]-
dc.contributor.authorPimenta, Lílian de Lima-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:27:32Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:42:21Z-
dc.date.available2015-03-23T15:27:32Z-
dc.date.available2016-10-25T20:42:21Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationPIMENTA, Lílian de Lima. A perspectiva construtivista nos anos iniciais do ensino fundamental: estudo de caso de uma escola do interior paulista. 2010. . Trabalho de conclusão de curso (Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/120576-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120576-
dc.description.abstractThis research was aimed to discuss the prospect constructivist education. This study was based on a survey literature and an investigation of teaching practices performed the daily routine of a classroom in the first years of elementary school a bilingual private school in Bauru - SP. For development of empirical research was adopted as a tool for collecting observation data. Then the results were analyzed the light of constructivist theory. Through this work we could confirm that observed in the classroom teaching practice-based perspective constructivist happens successfully. Many important elements of constructivist perspective, such as planning lessons, adoption collaborative teaching strategies and investment relations Interpersonal are satisfactorily achieved by teachers who, overall, considering the students' prior knowledge, establish strategies that foster learning, value the interpersonal relationships with group work and guided by the collaboration in the mediation of teacher education process. Therefore, the practice teaching does not happen spontaneously or empirical, critical often attributed to constructivism nowadays.en
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo a discussão sobre a perspectiva construtivista na educação. Este estudo apoiou-se em uma pesquisa bibliográfica e em uma investigação das práticas pedagógicas realizadas no cotidiano de uma sala de aula dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola particular bilíngue do município de Bauru - SP. Para o desenvolvimento da pesquisa empírica adotou-se como instrumento de coleta de dados a observação. Em seguida, os resultados obtidos foram analisados à luz da teoria construtivista. Por meio deste trabalho pode-se constatar que na sala de aula observada a prática pedagógica baseada na perspectiva construtivista acontece com sucesso. Muitos elementos importantes da perspectiva construtivista, tais como o planejamento das aulas, a adoção de estratégias pedagógicas colaborativas e os investimentos nas relações interpessoais são realizados de forma satisfatória pelos professores que, de forma geral, consideram os conhecimentos prévios dos alunos, estabelecem estratégias que favorecem a aprendizagem, valorizam as relações interpessoais com trabalhos em grupo pautados na colaboração e na mediação do professor do processo de ensino. Portanto, a prática pedagógica não acontece de modo espontaneísta ou empirista, crítica frequentemente atribuída ao construtivismo na atualidadept
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectConstrutivismo (Educação)pt
dc.subjectBauru - Escolaspt
dc.subjectEnsinopt
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectConstructivismen
dc.subjectTeaching practiceen
dc.subjectTeaching and learningen
dc.titleA perspectiva construtivista nos anos iniciais do ensino fundamental: estudo de caso de uma escola do interior paulistapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filepimenta_ll_tcc_bauru.pdf-
dc.identifier.aleph000634691-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.