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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120660
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDarido, Suraya Cristina [UNESP]-
dc.contributor.authorPrado, Sofia Razaboni-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:27:43Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:42:31Z-
dc.date.available2015-03-23T15:27:43Z-
dc.date.available2016-10-25T20:42:31Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationPRADO, Sofia Razaboni. Avaliação do impacto do material didático proposto pela Secretaria de Ensino do estado de São Paulo para a disciplina de Educação Física. 2009. 34 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/120660-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120660-
dc.description.abstractNo ano de 2008, a Secretaria do Estado de São Paulo propôs para todas as escolas estaduais o uso do material didático para todas as disciplinas, inclusive para a educação física, com proposta de atividade para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Nas aulas de educação física encontram-se professores rola bola, que oferecem a bola aos alunos e não se preocupam com qualquer tipo de intervenção. Também, encontrams-se professores que procuram ampliar os conhecimentos dos alunos, aprofundando os conteúdos de educação física. Com base nisso, o objetivo deste trabalho foi avaliar o impacto do material didático na opinião dos professores do 8º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, foram realizadas entrevistas com cinco professores, que utilizam o material didático proposto pela Secretaria do Estado de São Paulo. Após a análise dos dados, verificou-se que os professores apresentam a mesma opinião no que diz respeito ao que se deve mudar no material didático; dois professores acreditam que é possível aplicar o material na íntegra. Alguns professores afirmaram que às vezes é necessária a ajuda dos alunos na realização de algumas atividades. Outros concordam que o material chega quase sempre atrasado e isso prejudica o planejamento, atrasando o desenvolvimento dos conteúdos.pt
dc.format.extent34 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducação física - Estudo e ensinopt
dc.subjectMaterial didáticopt
dc.titleAvaliação do impacto do material didático proposto pela Secretaria de Ensino do estado de São Paulo para a disciplina de Educação Físicapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileprado_sr_tcc_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000607175-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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