You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120664
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMédola, Ana Sílvia Lopes Davi [UNESP]-
dc.contributor.authorPrazeres, Selma Miranda dos-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:27:43Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:42:32Z-
dc.date.available2015-03-23T15:27:43Z-
dc.date.available2016-10-25T20:42:32Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationPRAZERES, Selma Miranda dos. Telejornalismo na era digital: interatividade e acesso à informação. 2011. . Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2011.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/120664-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120664-
dc.description.abstractEste trabalho de Conclusão de Curso teve por finalidade investigar quais recursos interativos estarão disponíveis para o telejornalismo com a chegada da televisão digital e como esses recursos poderão ser usados como instrumentos para a ampliação do acesso à informação jornalística. Para tanto, foi feita uma reflexão sobre a produção de sentido e a prática discursiva, com ênfase nas alterações nos enunciados telejornalísticos no contexto da convergência midiática. Foram analisados dois telejornais, o “Jornal Globo News” e o “Jornal Hoje”, ambos da rede Globo. O referencial teórico-metodológico utilizado na leitura dos telejornais foi o da semiótica discursiva de linha francesa, com ênfase nas estratégias enunciativas dos conteúdos interativos, por considerar que estes referenciais sustentam o estudo dos processos de produção de sentido. O “Jornal Hoje” foi analisado enquanto produto que propõe nos conteúdos apresentados introduzir novas formas de relação de comunicação, privilegiando a perspectiva de interatividade por parte dos telespectadores. Isso porque os conteúdos remetem a audiência a interferir por meio de outra mídia, notadamente o computador, acessando o site do telejornal para poder participar. Assim, observa-se que se o conteúdo já se manifesta convergente, os suportes ainda não estão integrados, pelo menos nessa fase de transição. O “Jornal Globo News” foi analisado enquanto representante de um telejornal produzido e veiculado já na plataforma digital, o que não significa que possa ser considerado de imediato interativo. Foram ainda realizadas entrevistas com especialistas e pesquisadores da área temática da pesquisa, que contribuíram para o amadurecimento e crescimento da mesma. Por meio da análise dos objetos foi possível elaborar o “QUADRO DAS POTENCIALIDADES”, com os recursos interativos que poderão... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)pt
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectTelejornalismopt
dc.subjectTelevisão digitalpt
dc.subjectComunicaçãopt
dc.titleTelejornalismo na era digital: interatividade e acesso à informaçãopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileprazeres_sm_tcc_bauru.pdf-
dc.identifier.aleph000682077-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.