You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120737
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMartins, Maria Angélica Seabra Rodrigues [UNESP]-
dc.contributor.authorReis, Glaucia Mariana-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:27:50Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:42:41Z-
dc.date.available2015-03-23T15:27:50Z-
dc.date.available2016-10-25T20:42:41Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationREIS, Glaucia Mariana. A importância dos contos de fadas originais no desenvolvimento infantil: um incentivo ao raciocínio lógico. 2013. . Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2013.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/120737-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120737-
dc.description.abstractFairy tales are popular stories that has been narrated for centuries, whether through oral tradition or printed manuscripts, over generations. It is known that fairy tales can, through symbolism, to penetrate the human unconscious, rescuing emotions, feelings and influencing their actions and ways of thinking, and are means of transmitting moral values propagated by particular historical and social contexts for variations that appear in the same story, because it can be modified by the intention of the person who transmits me story and the interpretation of those who read it, at a particular time and situation. Although, these changes, compared to the classic fairy tales of Perrault, the Grimm Brothers and Andersen, are marked clearly different, which shows the habits and customs of the time in which they are conveyed, whether in written or oral form. The present work aimed to study the differences between current and classic tales, as well as their influences on implications for the child's mind, from a work by the teacher, which consider the role of context in the situation, the characters and the plot. Thus it is intended that students be induced to question, to understand the values dealtturn in the story and to make inferences, and that logical reasoning be stimulated not only for reading, but for any act of communication to occuren
dc.description.abstractOs contos de fada são estórias populares que vêm sendo narradas ao longo de séculos, seja por meio da tradição oral ou por manuscritos impressos, ao longo de gerações. Sabe-se que os contos de fada podem, por meio da simbologia, penetrar o inconsciente humano, resgatando emoções, sentimentos e influenciando seus atos e modos de pensar, além de serem meios transmissores de valores morais propagados por determinado contexto histórico e social, por isso surgem variações em uma mesma história, pois ela pode se modificar mediante a intenção de quem a transmite e da interpretação de quem a lê, em determinada época e situação. Dessa forma, essas modificações, se comparadas aos clássicos contos de fada de Perrault, Irmãos Grimm e Andersen, possuem diferenças marcantes, que evidenciam os hábitos e costumes de uma época na qual são veiculadas, seja na forma escrita ou oral. O presente trabalho visou o estudo das diferenças entre os contos atuais e os clássicos, bem como sua influência e implicação para a mente infantil, a partir de um trabalho desenvolvido pelo professor, em que considere a atuação do contexto sobre a situação, sobre os personagens e o enredo. Dessa forma pretende-se induzir o aluno ao questionamento, à compreensão dos valores tratados na história e ser levado a fazer inferências, tendo seu raciocínio lógico estimulado não apenas para a leitura, mas para qualquer ato de comunicação que venha a ocorrerpt
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectContos de fadapt
dc.subjectEducação - Filosofiapt
dc.subjectInconsciente (Psicologia)pt
dc.subjectIntertextualidadept
dc.subjectRaciocínio em criançaspt
dc.subjectFairy talespt
dc.titleA importância dos contos de fadas originais no desenvolvimento infantil: um incentivo ao raciocínio lógicopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.file000727293.pdf-
dc.identifier.aleph000727293-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.