You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120746
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRamos, Eugenio Maria de França [UNESP]-
dc.contributor.authorRi, Carla Signori Dal-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:27:51Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:42:42Z-
dc.date.available2015-03-23T15:27:51Z-
dc.date.available2016-10-25T20:42:42Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationRI, Carla Signori Dal. O uso de experimentos didáticos como ferramenta para o ensino de física nos anos iniciais da educação básica. 2012. 62 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2012.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/120746-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120746-
dc.description.abstractWhen it comes to teaching physics in the early years of elementary school, the first question is: but there are opportunities to teach concepts to children of such complexity? This study sought to examine approaches and strategies to enter the Basic Education in Physics. To this end, we used low cost materials testing, taking as its starting point the work of Ferreira (1978) instrumentation for Teaching Physics, particularly with the theme electrostatics. The present study was made from the use of prototypes developed with the materials cited. Observations were made in the classroom looking for, from the records of teaching, analyzing the behavior of children and their arguments, possibilities for Physics Teaching this age group as well as some evidence of their cognitive development. In teaching discussions were held with students of the early years of elementary school involving conceptual and phenomenological aspects, adapting such knowledge at the level of logical and mathematical thinking that was still under development. The work shows that it is possible to work on electrostatic physical concepts with children belonging to the age group of nine to ten years. With the support of the group Pibid Physics city of Rio Claro, I realize my observations and practices at the Municipal School Marcelo Schmidt, which proved to be available and open for acceptance of this proposalen
dc.description.abstractQuando se trata de Ensino de Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o primeiro questionamento é: mas existem possibilidades em ensinar conceitos de tamanha complexidade para crianças? Esse trabalho procurou analisar abordagens e estratégias para inserir a Física na Educação Básica. Para tal, foram utilizados materiais de baixo custo na experimentação , tomando como ponto de partida o trabalho de FERREIRA (1978) com instrumentação para o Ensino de Física, particularmente com a temática eletrostática. A realização desse estudo foi feita a partir da utilização de protótipos desenvolvidos com os materiais citados. Foram realizadas observações em sala de aula procurando, a partir dos registros de docência, analisar o comportamento das crianças e suas argumentações, possibilidades para o Ensino de Física nesta faixa etária bem como alguns indícios de seu desenvolvimento cognitivo. Nas atividades de ensino foram realizadas discussões com os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental que envolviam aspectos conceituais e fenomenológicos, adequando-se tais conhecimentos ao nível do raciocínio lógico-matemático que ainda estava em desenvolvimento. O trabalho realizado mostra que é possível trabalhar conceitos físicos sobre eletrostática com crianças pertencentes à faixa etária de nove a dez anos. Com o apoio do grupo PIBID de Física da cidade de Rio Claro, pude realizar minhas observações e práticas na Escola Municipal Marcelo Schmidt, a qual se mostrou disponível e aberta à aceitação dessa propostapt
dc.format.extent62 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt
dc.subjectEducação de basept
dc.subjectEletrostaticapt
dc.subjectAprendizagem experimentalpt
dc.subjectFisica experimentalpt
dc.titleO uso de experimentos didáticos como ferramenta para o ensino de física nos anos iniciais da educação básicapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileri_csd_tcc_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000715252-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.