You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120770
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPirola, Nelson Antonio [UNESP]-
dc.contributor.authorRibeiro, Tânia Cristina-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:27:55Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:42:45Z-
dc.date.available2015-03-23T15:27:55Z-
dc.date.available2016-10-25T20:42:45Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Tânia Cristina. Aprendizagem dos alunos de 5º ano do ensino fundamental em aritmética e suas dificuldades na resolução de problemas com estrutura multiplicativa. 2010. . , 2010.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/120770-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120770-
dc.description.abstractThe topic in this work involving the resolution of problems with structure multiplicativa emerged from discussions carried out on the difficulties encountered by students of the first cycle of the Fundamental School in Mathematics, mainly in respect of the arithmetic. The research had as objective to investigate the main difficulties presented by these students when they are faced with a task for a resolution of problems with multiplicativa structure. Were participants, in the first stage of the study, 20 students of the fifth year of the Fundamental School of a state school of public education of the State of Sao Paulo. These students have an assessment containing ten problems with structure multiplicativa answered a questionnaire regarding of mathematics. In the second stage, were selected two students to participate in the think aloud. The data analysis showed that the difficulties presented by the participants were: 1- difficulty to read and interpret the set of problems; 2- select the operation correct; 3- to operate correctly; 4 – Trouble writingen
dc.description.abstractO tema tratado neste trabalho envolvendo a resolução de problemas com estrutura multiplicativa surgiu a partir de reflexões realizadas sobre as dificuldades encontradas pelos alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental em Matemática, principalmente no que diz respeito à aritmética. A pesquisa teve como objetivo investigar as principais dificuldades apresentadas por esses alunos quando estão diante de uma tarefa de resolução de problemas com estrutura multiplicativa. Foram participantes, na primeira etapa do estudo, 20 alunos do quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual da rede pública de ensino de Bauru. Esses alunos realizaram uma avaliação contendo dez problemas com estrutura multiplicativa e responderam a um questionário a respeito da Matemática. Em uma segunda etapa, foram selecionados dois alunos para participar do “pensar em voz alta”. A análise dos dados mostrou que as dificuldades apresentadas pelos participantes foram: 1- dificuldade para ler e interpretar os enunciados dos problemas; 2- selecionar a operação correta; 3- fazer a operação corretamente; 4 – Dificuldades para escreverpt
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt
dc.subjectAprendizagem lentapt
dc.subjectDificuldade de aprendizagempt
dc.subjectMathematics teachingen
dc.subjectLearning difficultiesen
dc.titleAprendizagem dos alunos de 5º ano do ensino fundamental em aritmética e suas dificuldades na resolução de problemas com estrutura multiplicativapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileribeiro_tc_tcc_bauru.pdf-
dc.identifier.aleph000634730-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.