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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120799
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Muranaka, Maria Aparecida Segatto [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Rocha, Fabiano da | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:27:58Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:42:49Z | - |
dc.date.available | 2015-03-23T15:27:58Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:42:49Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Fabiano da. Políticas educacionais dos anos 1990: a questão do fracasso escolar. 2013. 100 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/120799 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120799 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho consiste numa análise teórica das políticas educacionais delineadas a partir dos anos de 1990, mormente nos oito anos do governo Fernando Henrique Cardoso, com o objetivo de verificar se os principais documentos legais, planos e ações, elaborados no período, enfrentam a questão do fracasso escolar no ensino fundamental, considerando ser este um dos grandes desafios da educação brasileira. A análise documental envolve o estudo (i) das distintas concepções de fracasso escolar; (ii) da legislação básica promulgada no período, examinando a) a Constituição Federal de 1988 e as emendas constitucionais referentes à educação b) a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96 e as leis que alteraram o texto original c) a Lei nº 9.424/96 que trata do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF); (iii) dos planos de educação, examinando a) O Plano Decenal de Educação para Todos - 1993-2003 b) o Plano Nacional de Educação – PNE 2001-2010 – Lei nº 10.172/2001 e (iv) dos Programas para correção do fluxo escolar, em especial o modo como se operam o sistema de ciclos e de progressão continuada, por considerá-los como importantes ações governamentais utilizadas para o enfrentamento do fracasso escolar por boa parte dos sistemas escolares. O exame da legislação e planos objetiva destacar artigos ou trechos que demonstrem preocupação, discutam, ou indiquem ações para a resolução do problema do fracasso escolar. Os dados estatísticos sobre repetência, abandono e evasão escolar subsidiam a análise da temática. O trabalho ratifica as teses de diversos autores sobre a exclusão escolar, presente nos diversos sistemas educacionais, a escola de hoje pratica uma “inclusão excludente”, mantendo os alunos em seu interior mesmo que não estes não apresentem níveis de aprendizagem satisfatórios. Dados os limites impostos pelo... | pt |
dc.format.extent | 100 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Educação | pt |
dc.subject | Educação e Estado - 1990 | pt |
dc.subject | Exclusão social | pt |
dc.subject | Fracasso escolar | pt |
dc.title | Políticas educacionais dos anos 1990: a questão do fracasso escolar | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | 000797368.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000797368 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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