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dc.contributor.advisorMuranaka, Maria Aparecida Segatto [UNESP]-
dc.contributor.authorRocha, Fabiano da-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:27:58Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:42:49Z-
dc.date.available2015-03-23T15:27:58Z-
dc.date.available2016-10-25T20:42:49Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationROCHA, Fabiano da. Políticas educacionais dos anos 1990: a questão do fracasso escolar. 2013. 100 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/120799-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120799-
dc.description.abstractO presente trabalho consiste numa análise teórica das políticas educacionais delineadas a partir dos anos de 1990, mormente nos oito anos do governo Fernando Henrique Cardoso, com o objetivo de verificar se os principais documentos legais, planos e ações, elaborados no período, enfrentam a questão do fracasso escolar no ensino fundamental, considerando ser este um dos grandes desafios da educação brasileira. A análise documental envolve o estudo (i) das distintas concepções de fracasso escolar; (ii) da legislação básica promulgada no período, examinando a) a Constituição Federal de 1988 e as emendas constitucionais referentes à educação b) a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96 e as leis que alteraram o texto original c) a Lei nº 9.424/96 que trata do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF); (iii) dos planos de educação, examinando a) O Plano Decenal de Educação para Todos - 1993-2003 b) o Plano Nacional de Educação – PNE 2001-2010 – Lei nº 10.172/2001 e (iv) dos Programas para correção do fluxo escolar, em especial o modo como se operam o sistema de ciclos e de progressão continuada, por considerá-los como importantes ações governamentais utilizadas para o enfrentamento do fracasso escolar por boa parte dos sistemas escolares. O exame da legislação e planos objetiva destacar artigos ou trechos que demonstrem preocupação, discutam, ou indiquem ações para a resolução do problema do fracasso escolar. Os dados estatísticos sobre repetência, abandono e evasão escolar subsidiam a análise da temática. O trabalho ratifica as teses de diversos autores sobre a exclusão escolar, presente nos diversos sistemas educacionais, a escola de hoje pratica uma “inclusão excludente”, mantendo os alunos em seu interior mesmo que não estes não apresentem níveis de aprendizagem satisfatórios. Dados os limites impostos pelo...pt
dc.format.extent100 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectEducação e Estado - 1990pt
dc.subjectExclusão socialpt
dc.subjectFracasso escolarpt
dc.titlePolíticas educacionais dos anos 1990: a questão do fracasso escolarpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.file000797368.pdf-
dc.identifier.aleph000797368-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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