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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120814
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Bonotto, Dalva Maria Bianchini [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Carolina de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:27:59Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:42:51Z | - |
dc.date.available | 2015-03-23T15:27:59Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:42:51Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Carolina de Souza. A dimensão estética da educação ambiental nos entendimentos e práticas de arte-educadores e de professores da escola de ensino fundamental. 2009. 65 f. Trabalho de conclusão de curso (Ecologia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/120814 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120814 | - |
dc.description.abstract | A crise ecológica, considerada reflexo de uma crise social por vários autores, tem na Educação Ambiental (EA) um dos caminhos possíveis na reversão desse quadro. Para isso, acreditamos que ela deva contemplar três dimensões (conhecimentos, participação e valores) que se articulam e se complementam. Particularmente interessadas na dimensão dos valores, voltamo-nos à questão da valorização estética da natureza. A dimensão estética, com destaque aqui para sua associação com a arte em geral, pode contribuir para a construção de uma visão de mundo menos fragmentada, na medida em que propicia ao educando a construção de novos valores e o desenvolvimento da sensibilidade, ampliando a perspectiva desenhada pela cultura em que ele está inserido. Reconhecendo o desafio que significa a abordagem da dimensão estética em projetos de EA, objetivamos com esta investigação, de caráter qualitativo, identificar os entendimentos e práticas de professores e de arte-educadores interessados no trabalho com EA, analisando os limites e possibilidades para o trabalho com essa dimensão. A pesquisa envolveu quatro professores de escolas públicas da cidade de Rio Claro-SP, participantes de um curso de formação docente cujo tema foi a EA e o trabalho com valores, e quatro arte-educadores que realizam trabalhos de EA. Os dados foram coletados a partir das transcrições de filmagens e de relatos das reuniões ocorridas ao longo do referido curso, da análise documental dos Planos de Ensinos e diários dos professores, observação das práticas dos professores, entrevistas e questionários respondidos pelos arte-educadores. Um dos principais aspectos que emergiu da análise dos dados refere-se à necessidade de se romper com o modelo racionalista adotado por nossa sociedade, o qual, dentre outras coisas, nega a sensibilidade a ponto de tornar a dimensão estética... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo) | pt |
dc.format.extent | 65 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Educação ambiental | pt |
dc.subject | Educação do sensível | pt |
dc.subject | Apreciação estética | pt |
dc.title | A dimensão estética da educação ambiental nos entendimentos e práticas de arte-educadores e de professores da escola de ensino fundamental | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | rodrigues_cs_tcc_rcla.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000608159 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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