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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120836
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dc.contributor.advisorRibeiro, Marcos Valério [UNESP]-
dc.contributor.authorRodrigues, Mônica Costa-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:28:01Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:42:53Z-
dc.date.available2015-03-23T15:28:01Z-
dc.date.available2016-10-25T20:42:53Z-
dc.date.issued2013-12-17-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Mônica Costa. Estudo de casos de seleção dos materiais e processos para a fabricação de fuselagens. 2013. 49 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado - Engenharia de Materiais) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2013.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/120836-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120836-
dc.description.abstractThis work proposes a study on the materials selections and processes for the manufacture of aircraft and showing a methodology to reduce the manufacturing cost. The DFMA can be understood as a methodology that aims at reducing manufacturing and assembly costs and coupled with the increase of product quality through design simplifications. The most commonly material used in the manufacture of aircraft is aluminum alloys due to these possess great structural strength, good elasticity, and being stainless having a low specific weight (about 1/3 that of steel), reducing the weight of the aircraft. A case study in which an operation in the process of verifying the quality was generating unnecessary costs time / man for the company was also developed. The problem solution was simple, just removing the attachment process. It was found that the DFMA methodology is extremely important for the simplification of processes and projects, contributing to the reduction of manufacturing costs of aircraften
dc.description.abstractNeste trabalho é proposto um estudo sobre a seleção de materiais e dos processos para a fabricação de aeronaves e mostrando uma metodologia para a redução do custo de fabricação. O DFMA pode ser entendido como uma metodologia que visa à redução dos custos de manufatura e montagem aliada ao aumento da qualidade do produto através de simplificações de projeto. O Material mais utilizado na fabricação de aeronaves é o alumínio devido a essas ligas possuírem grande resistência estrutural, boa elasticidade, serem inoxidáveis e possuírem baixa massa específica (cerca de 1/3 a do aço), reduzindo consideravelmente o peso da aeronave. Foi desenvolvido também um estudo de caso em que uma operação no processo de verificação da qualidade era desnecessária gerando custos de hora/homem para a empresa. A solução do problema foi simples, apenas retirando o anexo do processo. Constatou-se que a metodologia DFMA é de extrema importância para a simplificação de processos e projetos, contribuindo para a redução de custos de fabricação de aeronavespt
dc.format.extent49 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectAluminiopt
dc.subjectAeronavespt
dc.subjectLigas de aluminiopt
dc.subjectIndustria aeronauticapt
dc.subjectLigas de aluminio - Tratamento termicopt
dc.subjectAluminum alloyspt
dc.titleEstudo de casos de seleção dos materiais e processos para a fabricação de fuselagenspt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.file000736617.pdf-
dc.identifier.aleph000736617-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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