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Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120865
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorForti, Antonio Wagner [UNESP]-
dc.contributor.authorRosa, Joezer Luís Leone-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:28:04Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:42:57Z-
dc.date.available2015-03-23T15:28:04Z-
dc.date.available2016-10-25T20:42:57Z-
dc.date.issued2012-12-18-
dc.identifier.citationROSA, Joezer Luís Leone. Análise dos efeitos das deformações estruturais sobre a transferência transversal de carga em um veículo do tipo fórmula SAE submetido a uma aceleração lateral constante. 2012. 84 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado - Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2012.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/120865-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120865-
dc.description.abstractThis paper studies the frame deformations on a formula SAE vehicle in steady-state cornering and its influence on the lateral load transfers and, consequently, on the tires normal loads due to the applied lateral load. For a vehicle with a perfect rigid frame, the vehicle mass, the position of the center of gravity and the suspensions are the only factors responsible for the load distribution between the tires. When the frame deformations are no longer negligible, the frame deformations affect the loaddistribution between the tires. The frame flexibility turns it able to behave as an additional set of springs to the suspension system, thus changing the behavior of the set. This paper describes howit happens and suggests ways to minimize this phenomenonen
dc.description.abstractO presente trabalho estuda as deformações que ocorrem na estrutura principal de um veículo do tipo fórmula SAE quando o mesmo é submetido a uma aceleração lateral constante e sua influência nos valores das transferências transversais de carga e, por conseqüência, nas forças normais exercidas sobre os pneus devido ao carregamento aplicado. Para um veículo com a estrutura teoricamente indeformável, a massa do veículo, a posição do centro de gravidade do veículo e as suspensões são os únicos responsáveis pela distribuição de forças entre os pneus. Quando as deformações da estrutura deixam de ser desprezíveis, a mesma passa a exercer influência sobre a distribuição de forças entre os pneus, comportando-se como um conjunto de molas adicional ao sistema de suspensão, alterando assim o comportamento do conjunto. Este trabalho descreve a forma com que isto ocorre e propõe meios de minimizar este fenômenopt
dc.format.extent84 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectVeiculos a motor - Dinamicapt
dc.subjectMétodo dos elementos finitospt
dc.subjectTeoria das estruturaspt
dc.subjectAutomoveis - Molas e suspensãopt
dc.subjectMotor vehicles - Dynamicspt
dc.titleAnálise dos efeitos das deformações estruturais sobre a transferência transversal de carga em um veículo do tipo fórmula SAE submetido a uma aceleração lateral constantept
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.file000739724.pdf-
dc.identifier.aleph000739724-
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