Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121018
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Santos, Maria Cristina Bonfiglioli Martins de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:28:24Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:43:16Z | - |
dc.date.available | 2015-03-23T15:28:24Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:43:16Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Maria Cristina Bonfiglioli Martins de Souza. Dançando na escola: “o espetáculo não deve parar”. 2008. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2008. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/121018 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121018 | - |
dc.description.abstract | Observando-se o desenvolvimento de uma criança, podemos perceber que, na verdade, nossa primeira e natural forma de comunicação se dá através de nossos corpos, sendo a linguagem oral e escrita as substitutas impostas pela atual cultura social. A execução de movimentos corporais como o dançar, por exemplo, é adequada para o desenvolvimento da criança como um todo, pois estimula aspectos como o senso de coletivismo/individualismo, a cooperação, a criatividade e a livre expressão. A dança encontra-se inserida no currículo da Educação Básica, porém cada vez mais ela só toma forma às vésperas de alguma festividade escolar. Além disso, as coreografias são elaboradas e ensaiadas por professores despreparados e sem formação na área de dança, o que leva a um aprendizado vazio, sem conteúdo significativo para o desenvolvimento dos indivíduos. Tendo como base o desenvolvimento infantil e sua relação com a dança, esse projeto desenvolvido com crianças do 3° e 4° ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Botucatu, teve como principal objetivo despertar nas mesmas o gosto pela dança. As atividades foram desenvolvidas em aulas semanais de uma hora e focalizaram o conhecimento teórico-prático de alguns tipos de dança, além de desenvolverem, dentre outras, a capacidade criativa, de socialização, de conhecimento do próprio corpo e expressão do ser. De uma forma geral, houve participação e dedicação durante as atividades propostas, apesar da alta instabilidade e oscilação quanto ao número de alunos que participavam do projeto. Mesmo assim, pode-se perceber significativa evolução em relação à socialização, criatividade e motricidade das crianças. Esta experiência permite a compreensão de que a dança deve estar inserida no contexto escolar, não apenas como forma recreativa, mas sim como ferramenta educativa para a formação de ...(Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo) | pt |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Ensino fundamental | pt |
dc.subject | Dança na educação | pt |
dc.title | Dançando na escola: “o espetáculo não deve parar” | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | santos_mcbms_tcc_bot.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000615266 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.