You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121032
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRohrer, Ursula Andréa B. Verdugo [UNESP]-
dc.contributor.authorSantos, Priscila Ariane da Silva-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:28:24Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:43:18Z-
dc.date.available2015-03-23T15:28:24Z-
dc.date.available2016-10-25T20:43:18Z-
dc.date.issued2013-12-12-
dc.identifier.citationSANTOS, Priscila Ariane da Silva. Um Estudo da modelagem matemática na educação matemática e seu potencial para o desenvolvimento do pensamento crítico. 2013. 61 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura - Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2013.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/121032-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121032-
dc.description.abstractThe implementation of mathematical modeling curricula represents a great challenge, both for teachers and students, since it escapes the traditional teaching methodology, i.e. when the teacher speaks to his/her students. This work presents, at least, one possible way of implementing mathematical modeling inside the classroom, and how this way encourage critical thinking in students. I see mathematical modeling as an opportunity to minimize student's rejection and increase their interest for mathematics, promoting their competencies to give points of scene in every day situations. The history of mathematics shows that mathematical modeling had developed since almost the beginning of human live, when men needed to solve problems that arose in the course of his life. Mathematics has become more and more abstract, but it is important to recall what was originated it. In this way, it is possible to make this subject matter more meaningful to students. I will make an introduction of mathematical modeling, presenting some important definitions. Based on this framework, I will present a classroom instruction understand on a 7 th grade classroom by myself. With this in instruction I sustain the idea that mathematical modeling has, in fact, a great potential to improve the quality of mathematics teaching. I also sustain that, the development of critical thinking, as a competence, way be achieved with iten
dc.description.abstractO uso da Modelagem Matemática em sala de aula, no Ensino Básico, representa um desafio para os professores e alunos. A introdução desta metodologia em sala de aula não é fácil, pois foge das aulas tradicionais, expositivas, com lousa e giz. Aqui, apresentarei uma proposta de como implementar a Modelagem Matemática na Educação Básica, destacando como tal metodologia pode favorecer o desenvolvimento do Pensamento Crítico nos alunos. Acredito que a Modelagem Matemática seja uma alternativa para minimizar a rejeição dos alunos e despertar o seu interesse sobre a Matemática, assim como fomentar sua capacidade de manifestar opiniões e expressar pontos de vista sobre situações do cotidiano, sempre respeitando seus pares. Por meio da História da Matemática mostro que a Modelagem Matemática surgiu da necessidade do homem em resolver problemas do seu dia a dia que, conforme o desenvolvimento e complexidade da sociedade, estes problemas foram se tornando mais abstratos. Porém, a Matemática não é somente abstrata. Ela pode ser aplicada às situações do dia a dia o que pode torná-la mais significativa para os alunos. Apresento aqui compreensões acerca da Modelagem Matemática com base em autores da Modelagem na Educação Matemática. Com base no que foi interpretado elaborei um roteiro e desenvolvi uma intervenção com Modelagem Matemática numa sala de aula, de uma escola da rede pública de Ensino. Com isto procuro mostrar esta metodologia como uma possibilidade para melhorar a qualidade do ensino de Matemática no Ensino Básico. Apresento também a importância do desenvolvimento do Pensamento Crítico que pode ser trabalhado com os alunos por meio da Modelagem Matemática ao tomar decisões, ao posicionar-se, ao defender suas ideias argumentando de maneira racionalpt
dc.format.extent61 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectModelos matematicospt
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt
dc.subjectPensamento críticopt
dc.subjectEnsino fundamentalpt
dc.subjectMathematics Study and teachingpt
dc.titleUm Estudo da modelagem matemática na educação matemática e seu potencial para o desenvolvimento do pensamento críticopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.file000736734.pdf-
dc.identifier.aleph000736734-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.